Home / Brasil

BRASIL

Torre de celular emitiu os sinais que afetaram voos no Aeroporto de Guarulhos

O terminal é utilizado como GPS para aviões, onde são registradas as operações afetadas por problemas no funcionamento deste sistema.

Imagem ilustrativa da imagem Torre de celular emitiu os sinais que afetaram voos no Aeroporto de Guarulhos

Uma torre de celular no Aeroporto Internacional de Guarulhos foi fonte de sinais interferentes que afetaram os Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS) e causaram atrasos e cancelamentos de voos, nesta terça-feira, 3, pela segunda vez em menos de uma semana. O terminal é utilizado como GPS para aviões, onde são registradas as operações afetadas por problemas no funcionamento deste sistema.

Na manhã desta terça-feira, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) informou pela manhã a identificação de “sinais problemáticos” que poderiam interferir no funcionamento do GNSS. A agência informou em novo comunicado esta tarde que os fiscais da Anatel encontraram a origem desses sinais (uma torre de telefonia celular) e a interferência foi interrompida assim que os técnicos desativaram a torre.

O GRU Airport, responsável pelo aeroporto, confirmou que algumas companhias aéreas sofreram atrasos ocasionais na decolagem nesta terça-feira, mas confirmou que os sistemas de navegação aérea estavam operando normalmente ao meio-dia.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias