Uma torre de celular no Aeroporto Internacional de Guarulhos foi fonte de sinais interferentes que afetaram os Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS) e causaram atrasos e cancelamentos de voos, nesta terça-feira, 3, pela segunda vez em menos de uma semana. O terminal é utilizado como GPS para aviões, onde são registradas as operações afetadas por problemas no funcionamento deste sistema.
Na manhã desta terça-feira, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) informou pela manhã a identificação de “sinais problemáticos” que poderiam interferir no funcionamento do GNSS. A agência informou em novo comunicado esta tarde que os fiscais da Anatel encontraram a origem desses sinais (uma torre de telefonia celular) e a interferência foi interrompida assim que os técnicos desativaram a torre.
O GRU Airport, responsável pelo aeroporto, confirmou que algumas companhias aéreas sofreram atrasos ocasionais na decolagem nesta terça-feira, mas confirmou que os sistemas de navegação aérea estavam operando normalmente ao meio-dia.