Brasil

Tutorial: como corrigir áudios corrompidos usando o Repairit

Redação

Publicado em 11 de março de 2024 às 23:33 | Atualizado há 1 ano

O avanço tecnológico nos deixou confortáveis com a segurança de arquivos em mídias digitais ou na nuvem, mas na prática as coisas são um pouco mais complicadas. Embora guardar arquivos em espaços digitais seja realmente mais seguro, isso não significa que não se esteja suscetível a erros.

Alguns dos problemas mais comuns são a perda de um arquivo ou perceber que ele está corrompido. Quando isso acontece, se torna impossível executá-lo, editá-lo ou enviá-lo. O mais importante nesse momento é ter calma! Existem ferramentas digitais capazes de recuperar os arquivos corrompidos.

Um exemplo é o Wondershare Repairit, software que será tema do texto abaixo. Além de explicar o que ele é, elaboramos um tutorial detalhado sobre como você pode recuperar arquivos de áudio (em dezenas de formatos e extensões) que foram corrompidos, independentemente do motivo do erro.

O que é o Wondershare Repairit?

O Wondershare Repairit é um software que pode ser baixado diretamente de seu site oficial e então instalado em um computador. Ele tem como objetivo recuperar áudio corrompido, mas também outros tipos de mídias. Apesar de se tratar de um programa pago, é possível testá-lo gratuitamente.

Ao contrário de alternativas similares para recuperação de arquivos, o Wondershare Repairit tem uma usabilidade simples, voltada àqueles que nunca mexeram com softwares dessa natureza. Todos os recursos são listados de maneira clara e podem ser executados com apenas alguns minutos e cliques.

Além disso, o programa é compatível com dezenas de formatos de arquivos, incluindo aqueles de áudio, o que facilita a tarefa de recuperá-los. Tecnologias de inteligência artificial presentes no software garantem a recuperação em uma multiplicidade de cenários causadores de problemas.

Tutorial: como corrigir áudios corrompidos em 5 passos

Agora que você já sabe o que é o Wondershare Repairit, chegou a hora de aprender a como utilizá-lo. A tarefa é simples e pode ser executada com apenas 5 passos. Depois de alguns minutos, o seu arquivo de áudio antes corrompido estará pronto para ser executado, copiado ou modificado, como preferir.

1 – Esteja com os arquivos que deseja recuperar no computador

O primeiro passo para corrigir áudios corrompidos é tê-los em mãos. Não é necessário que o arquivo tenha sido salvo no computador, desde que tenha acesso a ele. Isso é importante porque o Wondershare Repairit pedirá que encontre onde o áudio está salvo em pastas do seu computador.

Caso o arquivo esteja em um dispositivo móvel, por exemplo, uma excelente forma de realizar a etapa é conectar o objeto ao computador utilizando um cabo USB. Nessa situação, não é preciso que envie o arquivo direto para o PC, desde que o acesso por parte do Wondershare Repairit permaneça ativo.

2 – Baixe e instale o Wondershare Repairit

O segundo passo para corrigir áudios corrompidos é baixar e instalar o Wondershare Repairit, o que pode ser feito diretamente em seu site oficial. Ao acessá-lo, basta clicar no botão indicado e aguardar que o download seja concluído. O arquivo “.exe” (o instalador) será guardado em uma pasta de download.

Ao clicar duas vezes no arquivo, o Wondershare Repairit pedirá para fazer a instalação, o que deve autorizar. Assim como o download, essa etapa não demora mais do que alguns segundos e não deve ser interrompida. Ao final, é possível abrir o programa logo de cara ou encontrá-lo na área de trabalho.

3 – Encontre a ferramenta de correção de áudio corrompido

Ao abrir o Wondershare Repairit, o programa automaticamente mostra a opção de restaurar vídeos, o que não é exatamente o que buscamos aqui. Na coluna do lado esquerdo existirá os itens: “reparo de vídeo”, “mais tipos de reparo”, “histórico de arquivos” e uma opção para um reparador de e-mail.

Você deverá clicar em “mais tipos de reparo”. Novas opções ficarão disponíveis: “reparo de foto”, “reparo de arquivo”, “reparo de áudio” e dois potencializadores de IA. Como é possível concluir, é preciso escolher a ferramenta de reparo de áudio, o que fará com que o recurso seja aberto na janela.

4 – Execute o recurso e carregue o arquivo no computador

E então chegamos na etapa mais importante do assunto: como recuperar áudio com o Wondershare Repairit! No centro da tela, existirá um botão azul com a inscrição “+ adicionar”. Você deve clicar nele e então encontrar o arquivo de áudio no computador ou em um dispositivo móvel conectado ao PC.

De maneira alternativa, você pode simplesmente arrastar o arquivo direto para a janela do programa. Em todo caso, o Wondershare Repairit demorará alguns segundos para carregar o arquivo, de acordo com o tamanho (ou quantidade, caso tenha enviado múltiplos). O processo está chegando ao fim!

5 – Aguarde a conclusão da correção de áudio

Assim que o áudio estiver carregado, basta clicar em “reparar”, na parte inferior direita da janela. Como aconteceu quando enviou o arquivo, isso fará com que o Wondershare Repairit comece o processo para corrigir o áudio corrompido. É importante que não feche a janela durante o processo, tudo bem?

E é só isso! Vale relembrar que o Wondershare Repairit é capaz de recuperar não somente arquivos de áudio, como foi exemplificado no tutorial, mas diversos outros. Independentemente de qual seja o seu problema, vale dar um voto de confiança ao software e buscar as soluções entre os recursos.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias