
A trajetória do cineasta Cacá Diegues, que morreu nesta sexta (14), foi marcada por uma forte sintonia com o mundo da música.
Entre seus maiores sucessos, estão filmes que entraram para o imaginário popular brasileiro de forma indissociável de suas trilhas sonoras.
"Bye Bye, Brasil", de 1979, é acompanhado pela canção homônima escrita por Chico Buarque e composta de Roberto Menescal. O longa com José Wilker e Betty Faria, se tornou um dos filmes mais marcantes do período final da ditadura militar.
Também é quase impossível pensar em "Xica da Silva", outro filme memorável de Diegues, sem se lembrar da trilha. Em entrevista para Pedro Bial, em 2018, o cineasta contou que ficou meses atrás de Jorge Ben para conseguir que o músico compusesse a canção para o filme.
"Tieta do Agreste", de 1996, teve a trilha composta por Caetano Veloso. Entre as canções, está "Luz de Tieta".
"Quilombo", de 1984, é estrelado pelo ator, cantor e compositor Tony Tornado. O longa foi indicado à Palma de Ouro.
Cacá Diegues foi casado com a cantora Nara Leão, uma das artistas mais importantes da música brasileira. Ela participou de produções do cineasta.
"Quando o Carnaval Chegar", de 1972, é estrelado por Nara, Chico Buarque e Maria Bethânia, que também trabalharam nas músicas da trilha.
"Orfeu", de 1999, tem o cantor e compositor Toni Garrido no papel principal. O músico também interpretou algumas canções da trilha sonora, composta por Caetano Veloso. Orfeu é um líder na favela onde mora e de sua escola de samba, além de ser um famoso compositor dos morros do Rio de Janeiro.
"Ganga Zumba", do início da década de 1960, tem no elenco Cartola e Dona Zica da Mangueira, uma das fundadoras da mais popular escola de samba do Rio de Janeiro.
"A Grande Cidade", de 1966, com Antônio Piranga, tem Zé Keti no elenco. O compositor assinou a música tema do filme. O longa teve direção musical de Moacyr Santos e contou com músicas de Heckel Tavares, Ernesto Nazareth e Villa Lobos.
‘Os Herdeiros’, de 1970, tem participações especiais de Nara Leão e Caetano Velos. O longa conta a saga de uma família brasileira, de 1930 a 1964. Está disponível no Apple TV, para alugar ou comprar.
O filme "Veja Esta Canção", de 1994, é baseado em quatro músicas --"Pisada de Elefante", de Jorge Ben Jor, "Drão", de Gilberto Gil, "Você é Linda", de Caetano Veloso, "Samba do Grande Amor", de Chico Buarque.
"O Grande Circo Místico", de 2018, seu último filme, é inspirado em um musical, criado em 1983 com músicas de Edu Lobo e Chico Buarque. O musical foi montado em cima do poema de mesmo nome do alagoano Jorge de Lima. "Não vi o espetáculo, que teve poucas sessões, mas tomei conhecimento da trilha sonora, que é maravilhosa. Como adoro o trabalho do Jorge, tive a ideia de transformar em filme", contou Cacá Diegues na época.