O abuso contra as mulheres só aumentam a cada ano. São abusos dos mais variados tipos desde piscológicos, verbal até agressão, etc. Em 2022, com o apoio do governo que cometia agressões verbais contra jornalistas (principalmente mulheres), deu munição para que esses machistas saíssem para atacar quem estava mais próxima.
Com uma cultura enraizada por nossos pais e avôs, temos muitas vezes usamos o provérbio popular "que em brigas de casal ninguém mete a colher de pau". Especialistas no assunto dizem que por causa dessa omissão muitos crimes acontecem com nossos vizinhos e escutamos pedidos de socorros, mas pensamos que e é apenas mais uma confusão. Confusão que vai aumentando pela impunidade que encoraja o agressor e muitas vezes chegam até ao feminicídio.
Em São Paulo, Paraná e Rondônia, os síndicos dos condomínios já tem a obrigação de avisar as autoridades sobre atos de agressões contra as mulheres, seja flagrados nas câmeras de segurança em espaços públicos do prédio ou mesmo denunciados pelos vizinhos de apartamentos, e essas regras valem também para condomínios comerciais e os administradores que se omitirem responderam na forma da lei.