Está praticamente pronta a primeira etapa do projeto do Parque Ecológico Severo Gomides Neto, em Catalão. As obras da represa foram concluídas. Trata-se de um importante componente da Cidade Verde, dentro do programa ambiental desenvolvido pelo prefeito Adib Elias, que inclui outra obra, o Parque Paquetá, aproveitando a reserva existente ao redor da histórica lagoa com o mesmo nome.
O Parque Severo Gomides está sendo construído entre os bairros Loteamento Vale do Sol, Paineiras e Condomínio Solar das Américas, na várzea do Córrego das Madres. São partes componentes dele um grande lago, com área de 32.849 metros quadrados, mais as áreas de convivência, com quiosques, playground, quadras poliesportivas e de areia iluminadas, ciclovia, pista de caminhada, academia de ginástica e minibosque. Uma obra orçada em oito milhões de reais e que deverá ficar pronta em 12 meses.
Lago
Importante para a contenção de águas no período chuvoso, o lago também será de uso social, como espaço de lazer, prática de esportes e recreação.
A sua dimensão, em situação normal, será de 32.849 m2, com um volume de água de 50.000 m2. Em situação de cheia, o espelho d ‘água ocupará 43.487 m2; e, em caso de máxima cheia, 79.376 m2 de área, com um volume total de 246.204 m2. Será o maior lago urbano de Goiás.
Ciclovia e pista de caminhada
A ciclovia terá 2m de largura; a pista de caminhada ,1,5m. A extensão total é de 740 metros. Elas acompanharão os dois bordos do lago e serão interligadas a uma pista de lazer já existente no local, permitindo, assim, o contorno total da área do lago. Ambas iluminadas com LED.
Áreas de convivências
O projeto prevê a construção de cinco áreas de convivência dos tipos A a E. Com 2.122,55 m2,a área do Tipo A terá como finalidades a contemplação de paisagem, o lazer ativo e propiciar encontros e permanências para todas as faixas etárias. Ela será dividida em duas áreas com patamares diferentes: a esportiva e a de contemplação, destinada às crianças.
A esportiva contará com duas quadras de areia, com espaços para descanso, contemplação e academia ao ar livre, ocupando, aproximadamente, 1.119,12 m2.
A área de contemplação infantil terá área de 1.002,83 m2. Será composta por espaços para contemplação, playground infantil, um quiosque multiuso e estacionamento. As demais áreas de convivência também contarão com espaço de contemplação, propiciando encontros e permanências para pessoas de todas as faixas etárias.
Paisagem
A proposta paisagística busca valorizar as áreas de uso intensivo, por meio da diversidade de espécies de vegetação, com o uso predominante das espécies do cerrado e a utilização criteriosa de espécies exóticas, além da criação de pontos de interesse, alternando florações e porte das árvores, e a utilização de árvores isoladas e “cortinas” vegetais. A área paisagística é de aproximadamente 29.560,18 m2.