Equipes do Procon Goiás apreenderam cerca de 1,7 mil unidades de produtos impróprios para o consumo durante a fiscalização realizada entre os dias 22 e 27 julho em seis cidades do interior do estado: Firminópolis, Iporá, Israelândia, Palmeiras de Goiás, São Luís de Montes Belos e Turvânia.
Do total de 48 estabelecimentos comerciais, dentre eles supermercados, restaurantes e agências bancárias, 38 foram autuados após as irregularidades encontradas, sendo três agências bancarias e 35 supermercados tendo como principal problema o prazo de validade vencido.
Nos supermercados, foram apreendidos produtos como iogurte, refrigerante, garrafas de cerveja e pacotes de biscoito, além de produtos de limpeza com a data vencida ou sem o prazo de validade informado na embalagem. Todos os produtos impróprios para o consumo apreendidos foram descartados no local.
Segundo o superintendente do Procon Goiás, Wellington Bessa, a fiscalização das condições dos produtos alimentícios é uma preocupação do órgão
Já em relação às agências bancárias, os autos de infração foram aplicados em decorrência do descumprimento ao tempo máximo de espera na fila. A fiscalização foi motivada por denúncias de vários consumidores. Informações do Procon sustentam que no município de Iporá, um dos consumidores chegou a ficar 1 hora e 36 minutos na fila. Outro caso foi registrado no Bradesco da mesma cidade, com o tempo de espera de 58 minutos. Em São Luís de Montes Belos, fiscais verificaram a espera de 38 minutos para atendimento no Bradesco. De acordo com o órgão, as três instituições foram autuadas.
Ambas as cidades possuem legislação municipal que estabelece que o tempo de espera na fila não pode ultrapassar 20 minutos, em dias normais, e 30 minutos na véspera de feriados prolongados.
Segundo o superintendente do Procon Goiás, Wellington Bessa, a fiscalização das condições dos produtos alimentícios é uma preocupação do órgão, uma vez que podem trazer sérios riscos à saúde dos consumidores. Para Bessa, o órgão também busca coibir a má prestação de serviço por parte das instituições financeiras e a negligência no cumprimento da lei.
O Procon Goiás ainda orienta os consumidores que, quando estiverem nas agências bancárias, solicitem aos atendentes do caixa que registrem o horário de atendimento na senha para comparação e conferência com o horário de chegada.
A anotação na senha pode servir como comprovante para futura reclamação no órgão. Levando em consideração os produtos impróprios para o consumo apreendidos, é necessário, também, atentar-se a qualidade do que é fornecido nos estabelecimentos visitados.
Os consumidores podem fazer denúncias pelo telefone 151 (Goiânia - telefone fixo) ou (62) 3201-7124. Outra opção é acessar a plataforma Procon Web para fazer denúncias, tirar dúvidas ou registrar reclamações