A primeira casa do programa “Amparando Vítimas” construída por sete detentos da unidade prisional de Cachoeira Alta, na Região Sul de Goiás, à 380 quilômetros de Goiânia, foi entregue na última quinta-feira (29/8). Uma moradora da cidade recebeu a doação muito emocionada, ela perdeu o filho vítima da violência.
A iniciativa desse programa consiste em fazer doações para essas famílias que perderam parentes por causa de algum tipo de violência. A construção da primeira casa feita pelos presos durou seis meses.
De acordo com o diretor da unidade prisional de Cachoeira Alta, Rômulo Inácio, os setes detentos que trabalharam na obra receberam remição da pena. A cada três dias de trabalho é um dia menos na sentença, como estipula a lei de execução penal.
Além da doação o projeto também ajuda na ressocialização dos presos
O diretor afirma ainda, que nesse projeto o objetivo maior é a ressocialização e dar dignidade ao preso para que ele cumpra a pena. Dos sete que participaram dessa construção, um é do regime semiaberto e outros seis do regime fechado. Entre eles, um é pintor, um eletricista, dois são pedreiros e os outros três serventes.
Segundo o Governo do Estado a ação tem parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP). Com esse projeto, eles esperam diminuir a reincidência criminal, oferecendo programas de capacitação profissional para a população carcerária.
Os recursos financeiros para essa obra vieram do Conselho da Comunidade na Execução Penal da Comarca e da Prefeitura de Cachoeira Alta, com o apoio do Poder Judiciário da cidade. O projeto foi desenvolvido em parceria com o poder judiciário, a 6ª Coordenação Regional Prisional da DGAP, Conselho da Comunidade na Execução Penal da Comarca, Ministério Público e a Prefeitura de Cachoeira Alta.
Com informações do G1