Uma operação deflagrada dentro do Programa Goiás Contra a Carne Clandestina, apreendeu quase 2 toneladas de produtos de origem animal impróprios para o consumo no interior do estado, na última terça-feira e ontem, 8 e 10.
A apreensão ocorreu na comarca de Santa Helena de Goiás, sudoeste goiano. Mobilizou o Ministério Público de Goiás (MPGO) e os órgãos parceiros no projeto. Ao todo, foram inspecionados 16 estabelecimentos, todos foram autuados e os produtos apreendidos foram inutilizados e descartados. O balanço geral da ação resultou em 1.947 kg de produtos, incluindo carne animal e pescados.
Os estabelecimentos comerciais que foram fiscalizados poderão apresentar defesa e terão oportunidade para se adequar, continuando a ser monitorados pela fiscalização local.
A ação foi articulada pela Área do Meio Ambiente e Consumidor do Centro de Apoio Operacional do MP-GO, que coordena o programa, em conjunto com a 2ª Promotoria de Justiça de Santa Helena, que tem como titular a promotora Lorena Castro da Costa Ferreira Carvalho.
A iniciativa teve como objetivo combater o abate e a comercialização de produtos de origem animal clandestinos (sem inspeção, sem rotulagem, com prazo de validade vencido, fora dos padrões de higiene, entre outras irregularidades).
Participaram, em conjunto com o MP-GO, órgãos parceiros: Agrodefesa e Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal, além da Superintendência de Polícia Técnico-Científica, Polícia Civil e Polícia Militar.
*Com informações do MPGO