A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), promove hoje, 3, e amanhã, 4, a primeira edição do Seminário de Vigilância em Saúde do Trabalhador Rural.
O objetivo do evento é ampliar e qualificar os profissionais que atuam com a população que vive no campo. Acontecerá no auditório da Escola de Saúde de Goiás, em Goiânia e contará com a participação da coordenadora geral de saúde do trabalhador do Ministério da Saúde, Karla Baeta.
Com o objetivo de ampliar e qualificar os profissionais, o seminário vai debater o cuidado dos trabalhadores rurais, levando informações, orientações e prevenção de doenças. Durante o evento os comitês regionais rurais serão apresentados como estratégia de Vigilância em Saúde para propor a construção de Políticas Públicas de Saúde para essa população. A atividade é coordenada pela Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da SES-GO.
Programação do Seminário
A programação inclui temas como políticas públicas para o setor; observatório digital do Ministério Público do Trabalho em Goiás; território, identidade e saúde; política de vigilância em saúde; política nacional da população do campo, floresta, água e cerrado; ações de saúde de interesse do trabalhador rural; saúde do homem; avanços e interfaces com a saúde do trabalhador; prevenção de acidentes com animais peçonhentos; vigilância da população exposta a agrotóxicos; doenças de transmissão vetorial; situação de epidemiológica das zoonoses; e atuação dos comitês de vigilância em saúde do trabalhador
O público deve se encaminhar ao auditório da Escola de Saúde de Goiás, não é preciso fazer inscrição prévia.