Hospital Estadual atende pacientes de cidades com distância até 200 quilômetros. Filas de espera para cirurgias são reduzidas em mais de três anos. Prefeitos elogiam atendimentos e agradecem parcerias
Por Hélmiton Prateado
O Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (HEJA) está se tornando uma referência em atendimentos para a população do interior de Goiás. Secretarias de Saúde de cidades distantes têm conseguido inserir pacientes no sistema de regulação e colocá-los na lista de cirurgias eletivas no HEJA, o que provocou uma redução drástica na lista de espera por procedimentos.
Desde que a unidade foi repassada para a administração do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) a rotina dos serviços entregues à população mudou substancialmente. A população passou a procurar mais a unidade, houve um incremento sensível no nível de confiança e aprovação junto aos usuários e até a auto-estima de pacientes e colaboradores aumentou.
Com um centro cirúrgico que funciona em sua plenitude o HEJA tem servido a um grande número de cidades que recorrem ao complexo de regulação para mandar seus pacientes em busca de cirurgias eletivas. Com isso o volume de procedimentos aumentou exponencialmente e as filas de espera para cirurgias como hérnias, esterectomias e outras necessidades diminuíram muito.
A coordenadora do Núcleo Interno de Regulação do HEJA, Priscila de Castro Ribeiro Trindade, explica que a unidade atende prioritariamente oito municípios da Regional II do Vale do São Patrício. Isso engloba cidades com regiões distintas e distantes como Padre Bernardo e Mimoso de Goiás, que ficam a mais de 200 quilômetros e ainda há um acréscimo quando a Macro Região é inserida no processo. “Chegamos a atender pacientes de até 60 municípios que pedem vagas para cirurgias que normalmente seriam demoradas para conseguir inclusão em Goiânia ou outros centros maiores”, comenta.