Profissionais da área médica do Hospital de Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) participam, nesta semana, do curso para Capacitação do Diagnóstico de Morte Encefálica. O hospital, que já foi referência nacional em captação de órgãos, tem como missão imposta pela diretoria, reaver o título, perdido por administrações passadas.
“Nós estamos aqui para fazer o máximo pelos nossos pacientes, da forma mais humana, doando o máximo de nós, com empatia. Esta capacitação acontece justamente para que nossos profissionais sejam cada vez mais capacitados e atualizados quanto ao tratamento que evolua para uma possível doação de órgãos”, descreveu a diretora-geral do hospital, Dulce Xavier.
O curso é ministrado pela Gerência de Transplantes, da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, e tem duração de 8 horas aulas. Ao todo, 24 profissionais médicos e enfermeiros participam das duas turmas, em dois períodos distintos.
São ministradas aulas sobre legislação, regulamentação, protocolos clínicos e de procedimentos, além de serem feitos treinamentos e atualizações de procedimentos. “Desde a comunicação aos familiares do paciente de início do Protocolo de Morte Cerebral, até informar sobre a opção de doarem órgãos, cada um no hospital tem o seu papel, e o primordial para que tudo ocorra, é que isso seja humanizado. Este curso é primordial, para que os profissionais envolvidos nesse processo sejam reforçados da importância que tudo se apliquem no ambiente hospitalar”, descreveu o neurocirurgião Lórimer Carneiro, durante a palestra.
O curso se iniciou na tarde de ontem, 19, e encerra no dia 21 de fevereiro.