Estabelecimentos considerados serviços essenciais à população como panificadoras, supermercados, verdurões e postos de combustíveis, têm adotado medidas para evitar a transmissão do novo coronavírus. No decreto assinado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), esses são os comércios autorizados a funcionar durante o período de quarentena em Goiás.
Uma panificadora em Goiânia, começou a oferecer pegadores individuais para evitar o contato entre os clientes. A padaria comprou mais 60 pegadores para incluir a medida. Após a utilização, eles são higienizados, segundo a responsável pela panificadora.
Outra padaria também mudou a rotina de higienização. Uma funcionária borrifa álcool 70% nas mãos dos clientes logo na entrada do estabelecimento. No local, os balcões e pegadores são higienizados a cada 30 minutos para evitar transmissão.
Em um verdurão na cidade, foi colocado uma caixa com luvas disponibilizadas para os clientes e funcionários.
O jornalista Ary Diógenes, de 75 anos, saiu para comprar frutas e legumes no verdurão. Para ele, o uso da luva é fundamental pois protege, e não deixa contaminar.
Já nos postos de combustíveis, é encontrado álcool gel utilizado pelos frentistas para higienizar as mãos e os equipamentos usados. Inclusive a máquina de passar cartão de crédito.
Segundo a gerente de treinamento de uma rede de postos, houve queda de movimento em mais de 50% e, então, reduziu o horário de funcionamento. A nova rotina deve passar a ser das 8h às 17h
*Com informações do G1