Uma oportunidade de inclusão é o que muitos aguardam no mercado de trabalho, principalmente se estiver em alguma condição especial. No próximo sábado (21) é lembrado o Dia Internacional do Síndrome de Down, uma data que buscar conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o bem-estar e a inclusão das pessoas com Down na sociedade.
Hoje, estima-se que, no Brasil, a população de portadores esteja perto de 300 mil, entre adolescentes, adultos e crianças, segundo o Projeto Down. Em Goiás, por exemplo, cerca de 9 mil pessoas são ligadas a Associação Down de Goiás (Asdown). Sendo que a síndrome é uma condição que afeta um grupo de pessoas e está associada em menor ou maior grau a uma deficiência intelectual.
Walter Vieira, de 42 anos, tem Síndrome de Down e conta que uma das grandes dificuldades era se inserir no mercado de trabalho. Hoje, Walter trabalha como atendente há dois anos, no McDonald’s do Passeio das Águas Shopping. “Eu não tinha planos, era tudo muito rotineiro. Hoje vejo que sou capaz de fazer muito mais! Tenho uma independência financeira e me sinto mais realizado”, comenta.
O atendente conta que se sente parte de uma equipe e inserido no mercado profissional. No McDonald’s, empresa já reconhecida no mercado por abrir portas para o primeiro emprego e promover a inclusão de pessoas com deficiência, ele se sente à vontade. “Me sinto útil, produtivo e realizado. É um local adequado para conquistar meu espaço na sociedade. Não importa quais são as dificuldades, quando se encontra realização nas pequenas coisas. Eu me sinto feliz por, cada vez mais, ganhar experiência para executar bem a minha função”, revela.
Walter reforça ainda que o emprego colaborou para uma melhora pessoal, ele se sente uma nova pessoa, mais otimista sobre os projetos para o futuro. “Quando entrei no McDonald’s comecei a comemorar os aniversários dos meus colegas, isso me ajudou a melhorar o relacionamento com outras pessoas. Além disso, tenho mais sonhos, quero viajar e conhecer o mundo, em especial a Disney”, finaliza Walter.