Home / Cidades

CIDADES

GCM inaugura horta terapêutica em Goiânia

A Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM) através do Departamento de Segurança do Trabalho, lança nesta manhã (9), na Avenida Miguel do Carmo, Setor Rio Formoso, uma horta terapêutica, com o objetivo de trazer mais atividades de relacionamento interpessoal para os guardas civis que estão em tratamento.

A iniciativa do projeto, partiu do Comandante Operacional da GCM, Wellington Paranhos Ribeiro, que iniciou, junto com o grupo, um estudo sobre as hortas já implementadas em outras unidades pelo Brasil, com o fim terapêutico.

A atividade, pioneira em Goiás, segundo o gerente do projeto, o GCM Patrício dos Anjos, tem caráter inclusivo e social. "Com esta ação, os guardas terão a oportunidade de mostrar que são úteis e que podem ajudar o próximo", explica.

Atividades

Funcionamento da hortaFoto: Reprodução/GCM

Neste primeiro momento, dez guardas vão receber um treinamento com técnicos agrícolas, oferecido pela Escola Técnica CDTEC, na própria horta, localizada no Paço Municipal.

Em busca de um modelo sustentável, o cultivo dos produtos será realizado de forma orgânica. Inicialmente, já foram plantados na horta, couve-flor, agrião, beterraba, quatro qualidades de alface, cebolinha, jiló e brócolis.

A distribuição dos legumes e hortaliças será destinada, uma parte, para os próprios guardas atendidos, outra, para o refeitório da corporação e para uma instituição carente do próprio bairro.

De acordo com o Porta Voz da GCM, Walter Bessa, a horta terapêutica é um local para os guardas civis que estão em tratamento de saúde, estresse da profissão, acidente de trabalho ou tratamento psicológico. "Se trata de uma medida terapêutica, afim do restabelecimento da saúde dos guardas", afirma.

A inauguração contou com a presença das autoridades: Vereador e Presidente da Câmera, Romário Policarpo; Presidente da Associação da GCM, Washington Moreira; Presidente do Sindigoiânia, Ronaldo Gonzaga; Comandante Operacional da GCM, Wellington Paranhos Ribeiro, Gerente Administrativo, Ulysses Zanata e os chefes da primeira a sétimas guardas regionais de Goiás.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias