Pias começaram a ser instaladas em espaços públicos de Goiânia pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) juntamente com a Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) na última na quarta-feira (29). O projeto é para ajudar na prevenção do covid-19 e também será levado às cidades do interior do estado.
Lavar as mãos com frequência por 20 segundos com água e sabão e fazer uso do álcool gel estão entre as medidas para evitar o contágio do vírus. Deste modo, os equipamentos facilitam a higienização de moradores de rua e pedestres.
De acordo com a Seds, a Saneago estabeleceu pontos de água e esgoto para a instalação dos equipamentos nas praças. O sabão líquido é providenciado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Goiânia. Cada lavatório é composto por cuba, torneira, sabão e tambor.
O projeto é uma parceria do governo estadual com a Instituição Socioassistencial Banho Sagrado e a Prefeitura de Goiânia.
Locais de Goiânia que vão receber as pias:
- Mercado Aberto - Centro de Goiânia;
- Praça do Chafariz- Setor Bueno;
- Praça Tamandaré - Setor Oeste;
- Praça Universitária - Setor Universitário;
- Praça Joaquim Lúcio - Setor Campinas;
- Praça do Cruzeiro - Setor Sul;
- Praça do Avião - Setor Aeroporto;
- Praça Walter Santos - Setor Coimbra;
- Praça do Bandeirante - Centro de Goiânia;
Projeto no interior
A partir da segunda semana de maio, cidades do Entorno do Distrito Federal devem receber o projeto. Os municípios escolhidos foram Águas Lindas, Formosa, Luziânia, Planaltina e Valparaíso de Goiás.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, além dessas cidades, Anápolis e Aparecida de Goiânia também receberão os lavatórios públicos. Porém, não há previsão de datas.
*Com informações do G1