Nesta terça-feira (5), frascos de coleta de sangue usados foram despejados na reserva do parque ecológico, à margem do lago João Leite na BR 060 em Goiânia. Um homem que passava pela rodovia viu o momento em que os frascos foram deixados no local e acionou a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
De acordo com ele um veículo de passeio parou no acostamento da reserva ecológica João Leite e seu condutor descartou vários frascos de coleta de sangue já utilizados. É possível ver nas fotos que alguns contêm sangue e apresentam, de acordo com a PRF, alto risco biológico e ambiental pelas patologias em sua composição.
Os resíduos hospitalares devem ser descartados de forma adequada, com base em procedimentos regulamentados. O descarte inadequado de resíduos sólidos é passível de multa por apresentar danos à saúde humana e ao meio ambiente.
O delegado da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), Luziano de Carvalho, informou que um inquérito será aberto para apurar o caso de acordo com portal G1. Ele destacou que foi um "ato de perversidade, muito grave" pois o local é um manancial de abastecimento público.