Criminosos utilizam a internet para praticar estelionato com a tentativa de colocar em prática um golpe que oferece um Kit de testagem para Covid-19 através da plataforma do Mercado Livre, site usado por pessoas físicas para realizar vendas. O produto que é oferecido promete de forma enganosa testes rápidos para coronavírus que podem ser feitos em casa.
Pessoas que tentaram efetivar a compra no site identificaram que o anúncio era um golpe. Nos comentários, internautas que tentaram efetuar a compra dizem que pagaram o boleto, porém, reclamaram por não ter recebido o Kit, que por detalhe a venda online é proibida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A agência não permite que o teste seja feito pelo paciente em casa sem a inspeção de profissional de saúde
No último final de semana ainda permaneciam dois anúncios da categoria em atividade na plataforma. De acordo com o Mercado Livre, já foram afastados 125 vendedores com propostas semelhantes e 58 mil propagandas duvidosas de produtos que "prometiam e asseguravam a cura do coronavírus".
Os testes rápidos em farmácias foram autorizados pela agência na semana passada. Ao UOL, a Abrafarma (Associação Brasileira de Farmácias) declara não ter conhecimento da comercialização destes produtos, mas esclarece que o procedimento não é válido. "É ilícito, a venda" afirmou o presidente Sergio Mena Barreto.
Anvisa só libera teste em farmácia, laboratório e hospital.
*Com informações do UOL