“O momento da inovação é o atual, em plena crise.” Essa é uma premissa de Pedro Waengertner, co-fundador da ACE Startups. Ele participou de uma transmissão promovida pelo LIDE Goiás para trocar experiências com empreendedores e empresários goianos.
Para ele, a inovação deve estar em tudo, nas pessoas, em práticas e em processos, permitindo que as empresas saiam bem do atual conturbado momento. “A inovação precisa parar de ser de apenas de área específica da empresa e, cada vez mais, se tornar uma competência do negócio. A adaptação a este novo cenário exige cada vez mais agilidade, experimentação e resultados. Não se pode esperar para agir”, explica.
Mas para inovar e ter sucesso, a companhia precisa ouvir seus clientes, saber o que eles realmente querem e, a partir das necessidades levantadas, criar mecanismos, ações e ferramentas. “O cliente deve estar no centro de tudo que a empresa planeja e age”, pontua.
Novo modelo
Segundo Pedro Waengertner, o atual momento de distanciamento social mostra que as empresas precisam cada vez menos de grandes sedes com amplo espaço. “ O trabalho via digital veio para ficar. A aproximação com os consumidores e parceiros será cada vez mais facilitada pelas ferramentas tecnológicas que tornam possível fazer negócios e reuniões sem a necessidade encontros formais e viagens”, explica.
Quem é?
Pedro é um empreendedor com grande bagagem e marketing e vendas. Atualmente, ele atua como CEO da ACE, a principal aceleradora de startups da América Latina, que apoia dezenas de empreendedores a atingirem seus objetivos. Também desenvolve trabalhos com com startups e grandes empresas na mudança de mindset e em assuntos relacionados a crescimento, marketing, gestão e liderança. É palestrante e autor de diversos artigos sobre marketing e empreendedorismo, além de professor do MBA da ESPM, onde atua há mais de 15 anos. Atua como conselheiro em empresas de tecnologia de diversos portes no Brasil.