Será lançada na próxima semana uma campanha de conscientização para que os goianos permaneçam em casa no período de férias escolares e não façam visitas ao Rio Araguaia. A informação foi anunciada pelo presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, nesta sexta-feira (26) em entrevista ao programa "O Mundo em Sua Casa", das rádios Brasil Central e RBC FM.
O comunicado pretende evitar a propagação do novo coronavírus, protegendo a vida de ribeirinhos, população e comunidade indígena da região, conforme divulgação. Para impedir a visitação, haverá posição ostensiva do Governo do Estado. Serão aplicadas multas, além de encaminhamento à delegacia, caso seja necessário.
A campanha age em concordância com decreto do Governo de Goiás, publicado no dia 10 de junho, que proíbe a aglomeração de pessoas como forma de contenção à Covid-19. A ordem cancelou a temporada em toda extensão do Araguaia, a partir do dia 1 de julho. Dessa forma, estão proibidos: acampamentos, eventos, caminhadas ecológicas, passeios ciclísticos e corridas.
Medidas
Conforme publicação do Governo de Goiás, dentre as medidas administrativas estão: barreiras sanitárias (no acesso às cidades turísticas do Araguaia) e atuação no bancos de areia. Já nas praias haverá mais ação efetiva de equipes da Polícia Ambiental e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
"O governador determinou e não temos a intenção de constranger quem está com seus filhos na praia. Mas ao mesmo tempo, se configurar uma aglomeração com intuito de festa, com um pouco mais de pessoas, a gente vai ser obrigado a agir", explicou o presidente da Goiás Turrismo, Fabrício Amaral, aos apresentadores Jerônimo Venâncio e Lucas Nogueiro.