Adolescentes de uma escola particular de Goiânia, se uniram para doar sete notebooks para alunos da rede pública, que enfrentavam dificuldades para acompanhar as aulas online, durante a pandemia pelo novo coronavírus. As voluntárias também auxiliam os estudantes na elucidação de dúvidas de matérias, pelas redes sociais.
Intitulado projeto "Eduque jovens", a iniciativa de seis alunas do ensino médio fizeram a entrega dos computadores no domingo (21), no Colégio Estadual Deputado José de Assis, na capital. Após mobilizarem amigos, famíliares e conhecidos para integrarem a campanha e arrecadarem o dinheiro para a compra dos equipamentos.
Hyago Silva, 16 anos, aluno da rede pública contou que não possuía computador em casa e só conseguia acompanhar as aulas por meio do celular, com dificuldades. "Eu fazia tudo pelo celular, não tinha computador, me dificultava porque até a bateria durava pouco", afirmou.
As adolescentes continuam com a campanha para arrecadar doações pela rede social do grupo. Elas planejam conseguir comprar mais notebooks e, assim, ajudar outros alunos. "Nós gostaríamos de doar mais. Antes de doar, conhecemos a situação de cada estudante e da escola", pontuou a voluntária Letícia Yukari.
Para a adolescente, as atividades de reforço continuam. As dicas são online e totalmente gratuitas. "Eu sempre tive muita vontade de ajudar de alguma forma. Durante esse momento de isolamento, vi muitas reportagens que falavam sobre a dificuldade de ensino para muitos alunos da rede pública. Isso me deixou chocada e pensei no que eu poderia fazer", declarou.
A diretora do colégio, Eliana Cristina, agradeceu a iniciativa das estudantes. " Esse ato de solidariedade é o mais importante, é poder ajudar sem saber até mesmo a quem", destacou.
*Com informações do G1