No mês de junho o Procon Goiás iniciou um trabalho intensificado de fiscalização pelo interior do Estado. Na primeira quinzena, em especificamente nove dias úteis, devido ao feriado de Corpus Christi, foram apreendidas 3 toneladas (3038 quilos) de produtos impróprios para o consumo.
A ação percorreu 21 municípios goianos, compreendendo Goiânia e a região metropolitana. Os municípios fiscalizados foram: Anicuns, Avelinópolis, Bela Vista de Goiás, Catalão, Caturaí, Damolândia, Goiânia, Ipameri, Nerópolis, Ouro Verde de Goiás, Roselândia, Santa Bárbara de Goiás, Urutaí, Campo Limpo de Goiás, Corumbá de Goiás, Taquaral de Goiás, Mairipotaba e Cromínia.
Ao todo foram fiscalizados 121 estabelecimentos entre supermercados, bancos, postos de combustíveis, drogarias e comércio de equipamentos para telefonia. Os 110 autos de infração foram emitidos e 122 documentos lavrados. Os produtos apreendidos foram descartados na presença do responsável pelo estabelecimento.
Segundo o superintendente do Procon Goiás, Allen Viana, os resultados confirmam o empenho da fiscalização em todas as regiões do Estado, visando o Código de Defesa do Consumidor e os cuidados com a saúde dos usuários, ao retirar de circulação produtos impróprios para o consumo.
"Mesmo durante a pandemia temos intensificado a atuação dos fiscais por todo o Estado, tomando medidas para preservar a saúde deles e dos consumidores", destacou.
O resultado das operações em números:
Número de dias: 8
Municípios vistoriados: 21
Documentos lavrados: 122
Autos de infração: 110
Termos de constatação sem irregularidades: 9
Estabelecimentos fiscalizados: 121
Total de produtos apreendidos: 4794 unidades
Volume de produtos apreendidos: 3038 quilos apreendidos