O aplicativo Dados do Bem que vai ser usado para selecionar e monitorar pessoas infectadas com o novo coronavírus, começa a ser usado em Goiás pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) a partir desta segunda-feira (20). Vale ressaltar que o app vai selecionar cidadão de 78 cidades do estado para serem submetidas a testagem em massa. No entanto, não tem uma data definida para que os testes da população goiana tenha início.
Nessa primeira etapa das 246 cidades goianas, 78 vão receber os testes RT-PCR. Vale ressaltar que as prefeituras dos municípios selecionados nessa fase assinaram contratos com o estado para receber os kits e realizar os exames através das unidades de saúdes.
A quantidade de cidadão goianos que serão submetidos aos testes ainda não vou divulgada pela secretaria e nem mesmo quanto tempo vai durar a testagem. O anúncio da parceria e do uso do aplicativo para monitorar os pacientes foi feito pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), durante a solenidade da assinatura do novo decreto que permitiu a reabertura do comércio na capital.
Estimativa é que pelo menos dois terços da população das cidades selecionadas passem pela triagem inicialmente
Espera-se que ao menos dois terços dos habitantes das cidades selecionadas possa ser submetida ao procedimento. O que contabiliza o equivalente a 4,5 mil pessoas que podem ser submetidas a triagem para então fazerem o teste para Covid-19.
A pasta afirmou que as cidades escolhidas para a testagem em massa, foram definidas por um alto índice de contaminação, terem uma grande população ou ser uma cidades turísticas do estado. De acordo com a secretaria, o levantamento foi feito em conjunto pela Superintendência da Vigilância Sanitária em Saúde (Suvisa) com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
O aplicativo Dados do Bem pode ser baixado tanto na plataforma Android quanto IOs, após baixar o app, o morador das cidades em questão vão responder a um questionário durante o seu cadastramento, principalmente sobre sua saúde, e a partir desses dados, a SES juntamente com a Fiocruz vai indicar se o cidadão deverá ou não ser submetido ao teste para constatação de que foi infectado pelo vírus.
Confira a cidades selecionadas para essa primeira fase:
Abadia de Goiás
Abadiânia
Acreúna
Águas Lindas de Goiás
Alexânia
Anápolis
Anicuns
Aparecida de Goiânia
Aragarças
Americano do Brasil
Alto Paraíso de Goiás
Bela Vista de Goiás
Bonfinópolis
Buriti Alegre
Bom Jesus de Goiás
Barro Alto
Cachoeira Alta
Caçu
Calda Novas
Catalão
Ceres
Cidade Ocidental
Cocalzinho de Goiás
Crixás
Chapadão do Céu
Campos Belos de Goiás
Cristalina
Formosa
Goianésia
Goiânia
Goiás
Goiatuba
Guapó
Goianápolis
Hidrolândia
Inhumas
Iporá
Itaberaí
Itumbiara
Ipameri
Jataí
Jussara
Luziânia
Leopoldo de Bulhões
Maurilândia
Mineiros
Montividiu
Morrinhos
Niquelândia
Nova Crixás
Nova Glória
Novo Gama
Orizona
Padre Bernardo
Palmeiras de Goiás
Pirenópolis
Pires do Rio
Planaltina de Goiás
Porangatu
Posse
Piracanjuba
Quirinópolis
Rio Verde
Rubiataba
Rialma
Santa Helena de Goiás
Santo Antônio de Goiás
Santo Antônio do Descoberto
São João D’Alinaça
São Luís de Montes Belos
São Simão
Senador Canedo
Silvânia
Terezópolis de Goiás
Trindade
Uruaçu
Valparaíso de Goiás
Vianópolis
*Com informações do G1