Home / Cidades

CIDADES

“Ciclone bomba” provocou 10 mortes no sul do país

Nesta quarta-feira (01), a Defesas Civis dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul confirmaram que o "ciclone bomba" registrado ontem fez dez vítimas fatais. O fenômeno provoca chuvas torrenciais, queda drástica nas temperaturas e ventos de mais de 100 km/h — em Santa Catarina, foram registrados ventos a 120 km/h.

Além das vítimas fatais, também houve destelhamentos de casas, quedas de árvores, postes, falta de luz e um possível deslizamento de terra, a Defesa Civil afirmou que não sabia se o deslizamento se deu por conta da chuva, mas que essa condição climática favorece a instabilidade do solo.

Ao todo 16 cidades foram atingidas pelo ciclone que ainda hoje deve continuar a provocar forte ventania no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. De acordo com a MetSul Meteorologia, as rajadas podem chegar a 130 km/h em algumas cidades na região Sul.

Danos

Uma pessoa está desaparecida na cidade de Brusque (SC) e 1.035 pessoas estão desalojadas em decorrência do ciclone. Há ainda cerca de 750 mil moradias sem luz.

Mais de mil agentes do corpo de bombeiros estão trabalhando para atender os casos em Santa Catarina, já foram atendidas aproximadamente 1.600 ocorrências.

“Estamos em alerta total. Todo o nosso efetivo está no terreno, fazendo levantamento de danos e dando todo o suporte às prefeituras”, destacou o chefe da Casa Militar (RS), coronel Júlio César Rocha Lopes.

*Com informações do Uol.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias