Após quatro meses de interrupção das atividades em decorrência da pandemia do novo coronavírus foram divulgados os protocolos de reabertura das feiras especiais da capital. O texto foi publicado ontem (17) pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec).
Dentre as medidas apontadas no texto há a decisão de que tanto as barracas quanto o espaço de funcionamento devam ocupar a metade de toda a feira, conforme o portal da Prefeitura. De acordo com a publicação, são 32 feiras aptas ao retorno. As normas foram definidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA).
Conforme o site, a partir da próxima terça-feira (21) os feirantes devem posicionar as barracas com dois metros de distância umas das outras, seguir os protocolos impostos pelo decreto estadual do dia 19 de abril, além das regras da Portaria n 041-2020.
De acordo com a matéria, em todos os casos serão obrigatórios:
- o uso de máscaras;
- distanciamento de no mínimo 1 metrô entre trabalhadores e clientes;
- disponibilização de álcool em gel 70% para clientes e funcionários;
- limpeza das superfícies com frequência;
- desinfecção com álcool a 70%.
O site acrescenta que lixeiras - de preferência com tampa e pedal - devem ser disponibilizadas pelo local. Além disso, se houver troco, ele deve ser devolvido em saco plástico para que não haja contato direto.
Bancas de alimentação
Conforme a publicação, as bancas de alimentação precisam dispôr as mesas com distância de, no mínimo, dois metros entre elas. Os estabelecimentos não devem permitir consumo de alimentos em pé. São permitidas no máximo quatro pessoas por mesa e os cardápios não podem ser disponibilizados.
De acordo com o portal da Prefeitura, os pedidos devem ser solicitados no balcão. Tanto mesas quanto as cadeiras devem ser higienizadas com ácool a 70% depois do uso de cada cliente.
Feiras livres
Conforme o site, a recomendação para as feiras livres é que as práticas divulgadas pela SEAPA sejam seguidas. Bem como manter distância mínima de dois metros entre bancas vizinhas e de três metros, no mínimo, nos corredores para livre circulação.
Isso deve ocorrer conforme o sistema de revezamento semanal entre as bancas. Ele é realizado entre bancas ímpares e pares, de acordo com o portal da Prefeitura. Quem deve começar esse processo são as ímpares.
Já na semana seguinte, as atividades devem ser seguidas pelas bancas de número 2,4,6,8 e assim sucessivamente. A medida visa assegurar com que todas as bancas funcionem quinzenalmente e alcancem o distanciamento necessário. Se não for possível o revezamento pela numeração, será realizada a intercalação entre as bancas, de modo que o distanciamento obrigatório seja respeitado, conforme explica o site.