Na última terça-feira (30), foi divulgado o edital de licitações para aumento de pardais e barreiras eletrônicas nas vias estaduais de Goiás. A contratação de empresas especializadas no serviço de monitoramento eletrônico de velocidade de aumentar em 200% a quantidade de aparelhos nas rodovias goianas.
O aumento de aparelhos fixos passará a abranger uma quantidade maior de locais fiscalizados. Com prazo de 36 meses o acordo prevê um custo de R$ 69,5 milhões. O valor será aplicado na contratação de novos pardais, atualmente o número total é de 57 aparelhos que devem subir para 190. Já as barreiras que somam 217 devem aumentar para 651.
De acordo com a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), haverá a substituição de equipamentos em pontos já existentes e a instalação em novos pontos a fim de monitorar os acessos e travessias em cidades do Estado, “a ideia é expandir para entradas de municípios do interior e em locais com grande quantidade de acidentes”.
Licitação
A licitação será composta por 5 lotes, divididos entre a Central de Monitoramento e as regiões Nordeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste de Goiás. As remunerações dos contratos não serão fixas, sendo estabelecidas pela quantidade de equipamentos em uso.
Para a Goinfra os acordos do novo edital pouparão os cofres públicos - a economia estimada é de 71%, mesmo com aumento de controladores e redutores de velocidade.
As empresas participantes devem enviar as propostas para o leilão com abertura no dia 15 de julho, às 8h30 segundo informações do portal Goinfra. Outra novidade do edital é a retirada dos radares móveis do processo licitatório, eles foram retirados das rodovias no ano passado por determinação do governador Ronaldo Caiado.