Na última quinta-feira (29), a Força Aérea Brasileira (FAB), divulgou o relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), sobre a queda do avião que ocasionou a morte do cantor Gabriel Diniz e de dois pilotos em maio do ano passado.
De acordo com a Cenipa, apenas um dos pilotos, Linaldo Xavier, exercia a função na hora do acidente e teria tomado atitudes erradas durante a operação da aeronave Piper Cherokee PT-KLO. Ele não teria avaliado os parâmetros para a operação da aeronave de maneira adequada e prosseguido o voo diante de condições meteorológicas desfavoráveis.
Tanto Linaldo Xavier, quanto o segundo piloto presente no voo, Abraão Farias, morreram no acidente junto com o cantor Gabriel Diniz, de 28 anos, que ficou famoso pelo hit “Jenifer”, após a queda da aeronave no município de Estância, em Sergipe. O acidente aconteceu no dia 27 de maio de 2019.
Investigações sobre a morte de Gabriel Diniz
Conforme o relatório, os fatores que contribuíram para o acidente foram as condições meteorológicas adversas, indisciplina de voo, julgamento de pilotagem, planejamento de voo e processo decisório.
Além disso, o documento aponta que a aeronave não estava equipada com radar meteorológico e não era certificada para voar sob Regras de Voo por Instrumentos (IFR), sendo autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) operar sem Condições de Voo Visual (VMC), segundo o G1.
O piloto que exercia a função no momento da queda tinha 83h50m de experiência de voo, possuía licença de Piloto Privado - Avião (PPR) e estava com a habilitação de Avião Monomotor Terrestre (MNTE) válida.
Anteriormente, as investigações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concluíram que o avião realizava táxi aéreo de forma ilegal e o Aeroclube de Alagoas, proprietário da aeronave foi autuado.
Porém, os investigadores apontam que “não considerar os procedimentos previstos para se manter em condições de voo visuais concorreu para a exposição da aeronave a elevado risco de acidente”, foram os fatores que contribuíram para a queda da aeronave.