Vídeo que circula nas redes sociais, mostra uma técnica de enfermagem falando que utiliza a mesma agulha de seringa para aplicar dez doses da vacina contra a covid-19 em moradores de Altamira, no Pará.
A Prefeitura do município confirmou a veracidade do vídeo , mas afirma "que houve foi uma falha de comunicação, e não de procedimentos" pois a profissional da saúde teria ficado nervosa ao ser questionada sobre as aplicações do imunizante.
Devido o ocorrido, o idoso agora está fazendo tratamento profilático para reduzir o risco de ser infectado pelo HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis em razão do possível compartilhamento de agulha usado na imunização
A gravação foi feita enquanto o idoso que estava sendo vacinado, questiona "por que doeu tanto assim?", e a técnica de enfermagem explicou "agora, colocaram nós na televisão dizendo que a gente não podia fazer do jeito que estávamos fazendo, então agora, essa agulha ela faz dez furos aqui ó, entendeu? É uma norma deles lá, então a gente não pode estar trocando a agulha", afirma.
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Imunização, disse afirmou que "todos os materiais utilizados nas aplicações das doses de vacina são descartados após o uso. Tanto as seringas como as agulhas descartáveis são utilizadas uma única vez".
Segundo a nota da Secretaria o Manual de Normas e Procedimentos para a Vacinação do Ministério da Saúde e também a Sociedade Brasileira de Imunizações ( SBIm), indicam que é "proibido deixar o frasco da vacina agulhado, para facilitar a aspiração no frasco de vacina". E que "É orientado, então, que a cada aspiração com as seringas descartáveis, o o profissional perfure a borracha em locais diferentes evitando a parte central da tampa, e é assim que a Coordenação de imunização orienta os profissionais que estão aplicando as doses de vacina".
De acordo com a pasta, a técnica de enfermagem ficou "acuada com os questionamentos" realizados pelo idoso e a pessoa que estava filmando e, "passou uma informação que não procede e que coloca em questão o compromisso e a ética com que todos os profissionais de saúde estão atuando na linha de frente da covid-19".
Segundo a secretaria, um enfermeiro que estava no local disse que o idoso filmado usou a última dose do frasco que tinha no isopor, por isso, a profissional coloca a agulha várias vezes no frasco e retira durante o vídeo. "Ao final do expediente, todos os frascos utilizados são devolvidos para o setor de imunização para serem conferidos e ser feito o descarte correto", finaliza a nota.
Leia também: