Um apagão no Amapá deixou sem energia, 13 municípios no interior e em Macapá, capital, na manhã desta quarta-feira, 25. A falha no setor ocorreu por volta de 10h10 e a energia começou a ser retomada por volta de meia hora após o incidente.
A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), responsável pela distribuição elétrica no estado, alegou que a falha atingiu 13 dos 16 municípios, inclusive, estes foram os mesmos prejudicado por 22 dias sem energia no grande apagão de 3 de novembro.
Após os reparos, moradores de algumas regiões ainda relataram oscilação na rede. No entanto, de acordo com a CEA, a energia foi retomada 100% em todos os locais às 12h10, e o apagão aconteceu em decorrência de uma falha na comunicação com o Sistema Interligado Nacional (SIN).
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) está investigando o casal e deverá comunicar oficialmente a ocorrência. A CEA está trabalhando para reestabelecer o sistema em Macapá e regiões afetadas.
Conforme informações do G1, a empresa responsável pelas linhas de transmissão, prestou esclarecimento em nota afirmando, "hoje, durante uma manutenção preventiva na subestação Macapá houve uma interrupção de poucos minutos no funcionamento de uma das instalações, que já foi normalizado".
Em uma nova nota, alegou que "problemas pontuais, como o ocorrido, não deveriam ocasionar o desabastecimento de energia na região", argumentando que:
- A usina de Coaracy Nunes está conectada diretamente na subestação da distribuidora local, sem passar pelas linhas de transmissão operadas pela LMTE, logo, parte da carga que atende os consumidores locais não tem qualquer interseção com as instalações da LMTE.
- A segurança energética do SIN, do qual faz parte o Estado do Amapá, inclui a avaliação – por parte dos órgãos de planejamento e fiscalização do setor elétrico e não da concessionária – sobre a necessidade de instalação de sistemas redundantes de geração e transmissão para suprir o abastecimento em eventuais perdas de conexão com o sistema interligado.
Leia também: