As escolas estaduais de São Paulo retornaram com as aulas presenciais obrigatórias nesta segunda-feira, 18. Os estudantes passam pela aferição de temperatura e controle de máscaras na entrada das instituições.
A determinação foi feita pelo governador João Doria, no entanto, 75% das escolas estaduais, ou seja, 3.879 instituições, não têm estrutura para receber os alunos com a exigência do distanciamento, devido o espaço.
Segundo a Secretaria Estadual da Educação, apenas 24% ou 1.251 das escolas podem atender à determinação da medida contra a Covid-19.
Sendo assim, as escolas estaduais que não podem atender a demanda seguirão um sistema de rodízio até 3 de novembro. Em decorrência do avanço da Campanha de Vacinação, o governo de São Paulo prevê que até a data, haverá a imunização dos alunos.
As escolas municipais ficarão à decisão das prefeituras municipais, exceto as cidades pequenas que ficarão à cargo do Conselho de Educação. Escolas particulares precisam se adequar à norma, e terão um prazo definido pelo Conselho à se adaptarem.