Um estudo publicado neste mês de outubro apontou índices inéditos de resoluções nos inquéritos policiais no Brasil, tanto pelas Polícias Civis dos Estados quanto pela Polícia Federal.
O levantamento realizado pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados , foi realizado entre os anos de 2018 e 2020, com o apoio da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil, o estudo revelou que a elucidação de inquéritos tem média nacional de 67,61%, e em casos de violência domestica o número sobe para 80%.
O índice de resolução global, em Goiás, está no patamar de 66,28%. A Delegacia Estadual de Investigações de Homicídios (DIH) da Polícia Civil de Goiás é uma das que mais tem se destacado neste cenário.
De acordo com a DIH, no período de 2020 a 2021, 90% dos casos foram solucionados, o número de prisões aumentou 123%. Em Goiânia, houve queda de 35% no número de homicídios e aumento de 252% na resolução de casos.
Os índices da DIH superam os de países que são referência mundial na elucidação de homicídios, como Estados Unidos (66%), Alemanha (88%) e Canadá (75%).