Pais e alunos do Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes em Goiânia estão preocupados com câmeras instaladas dentro dos banheiros que conforme uma advogada, desrespeita o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
"É surreal a sensação que a gente sente quando entra no banheiro e vê a câmera. A gente fica muito constrangido", disse uma aluna que preferiu não se identificar.
Conforme os estudantes, os equipamentos foram instalados há poucos dias dentro do banheiro masculino e dentro do feminino.
"Não consegui usar o banheiro porque o medo da câmera me pegar era muito grande", afirma outra estudante.
Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que não existe autorização para o uso de câmeras em banheiros das escolas e que os equipamentos já foram retirados. A Seduc disse ainda que vai investigar o caso.
"Colocamos câmeras nos banheiros com o objetivo de proteger o patrimônio público e evitar possíveis infrações lá dentro. As câmeras não filmam dentro do box do vaso sanitário. Não precisam se sentir violados", escreveu a diretora na mensagem.
De acordo com a advogada Goiacy Campos Dunck, o colégio utilizou um caminho ilegal, criminoso, porque viola a honra e a intimidade. "Quando você coloca câmera em um local que viola a minha privacidade, você está me expondo", disse.
Com informações do G1
Leia também: