Home / Cidades

CIDADES

A metrópole verde: onde curtir os dias de calor em Goiânia

Goiânia é conhecida por ser a capital mais verde do país, não fosse por menos, são 94 m² de área verde por habitante. Mesmo com a construção civil a todo vapor, as áreas verdes da cidade permanecem intocadas e são um refúgio para os dias de calor que ultrapassam os 30ºC.

Vista de cima, vê-se as ruas e avenidas tomadas de árvores entre os prédios, que levam rumo a algum parque ou praça, a capital é a cidade brasileira com maior quantitativo de árvores em vias públicas, com taxa preconizada de 12 m², oito vezes mais do que exigido pela Organização das Nações Unidas (ONU), portanto, lugares para se refrescar e curtir os dias quentes é o que não falta em Goiânia.

São quase 50 parques ao longo da cidade que proporcionam lazer à população, não sendo necessário o deslocamento até o centro expandido para aproveitar os finais de semana.

Desse modo, o Diário da Manhã separou cinco parques espalhados pela metrópole do cerrado, onde os goianienses e turistas podem desfrutar de ar puro e a doce melodia dos pássaros em meio ao concreto.

Parque Areião

Localizado entre os setores Marista e Pedro Ludovico, o parque tem 240 mil m² e abriga espécies de fauna nativa, além de possuir uma área de preservação permanente. Ao longo do parque, há vendedores de água de coco, bancos para descanso, ciclovia e pista para caminhada.

Dentro do Areião, é possível desfrutar da beleza natural de seu lago sentado na grama ouvindo uma boa música acompanhado de amigos ou familiares, ou até mesmo sozinho. As gigantes árvores paralelas aos grandes edifícios de vidro em frente ao parque proporcionam uma imersão na natureza em meio à cidade grande, um refúgio da correria. Os animais que vivem ali que o digam, a fauna nativa conta com macacos, pássaros, patos e outros animais de pequeno porte que fazem do parque um oásis verde em meio ao concreto.

Parque Vaca Brava

O parque mais famoso de Goiânia não poderia ficar de fora da nossa lista. Ele tem 77.760 m² e está localizado no coração do Setor Bueno. Possui uma pista de caminhada e uma ciclovia.

Aos finais de tarde, vê-se pessoas sentadas na beira do lago apreciando a paisagem urbana que rodeia o parque. O céu azul que reflete na água deixa o ambiente ainda mais agradável. O chafariz é a grande atração do local, o barulho de chuva quando suas águas respingam no lago aliviam o calor e a baixa umidade.

O Vaca Brava conta com um pequeno bosque com espécies nativas de fauna e flora. É ideal para aproveitar o final de semana, além de estar ao lado do de um shopping e importantes vias onde passam ônibus que vão para diferentes terminais da capital.

Lago das Rosas

Com uma área de 315 mil metros quadrados, o gigantesco Parque Lago das Rosas fica no Setor Oeste. Construído na década de 1940, é o mais antigo de Goiânia, possui uma mureta e um trampolim no estilo Art Déco que resistem ao tempo. Este último era utilizado para banho no local, o que hoje já não é mais permitido, porém, conta a história de uma cidade que evoluiu ao longo das décadas.

O parque é completo, possui um imenso lago onde pode-se andar de pedalinhos, onde casais podem aproveitar num momento a sós enquanto aproveitam a diversão. Há, ainda, uma enorme área verde onde pessoas praticam esportes, fazem piqueniques e tocam músicas. O parque é ideal para pets brincarem. O Lago das Rosas também possui uma pista de caminhada e ciclovia.

Para aproveitar mais ainda o final de semana, goianienses e turistas podem visitar o Zoológico que fica dentro do parque, conhecendo os mais diferentes animais que ali fazem morada e são bem cuidados.

O parque fica próximo às avenidas Assis Chateaubriand e Anhanguera, portanto, o acesso a ele é fácil para moradores de várias regiões da cidade.

Macambira Anicuns

O Parque Macambira Anicuns tem 24 quilômetros de extensão, percorrendo vários bairros da região oeste de Goiânia. Os parques Ambiental Macambira, no Setor Faiçalville, Vizinhança, no Loteamento Faiçalville e o Municipal Bernardo Elis, no Setor Celina Park são abrangidos pelo Macambira e contam com trilhas, áreas verdes, áreas de lazer onde pode-se aproveitar com família e amigos, além de realização de esportes.

Parque Leolídio di Ramos Caiado

O parque, com mais de 100 mil m² está na região norte de Goiânia, mais precisamente no Setor Goiânia 2. Inaugurado em 2010, é uma ótima opção para os moradores da região aproveitarem os finais de semana na beira dos lagos do parque ou sentados no gramado com. Longe da selva de pedras da capital, a área tem um ar mais ameno do que as demais citadas.

Lá, há pista de caminhada, ciclovia com mais de três quilômetros de extensão, quiosques e academia ao ar livre.

Outros parques para curtir são o Bosque dos Buritis, no Setor Oeste, o Parque Cascavel, no Jardim Atlântico, o Parque Campininha das Flores, em Campinas, o Jardim Botânico, no Jardim Santo Antônio, entre muitos outros.

Não há mais dúvidas de que o goianiense não precisa de praia para curtir os finais de semana e feriados, os parques da capital já cumprem o papel de proporcionar lazer praticamente de graça e sem preocupações.

Leia também

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias