A Prefeitura de Goiânia lançou, na manhã desta quinta-feira (22/09), a Central Digital de Controle do Trânsito, um conjunto de 12 ações que visa tornar tráfego na capital mais inteligente e tecnológico. A apresentação foi feita pelo secretário municipal de Mobilidade, Horácio Mello, no 6º andar do Paço Municipal. A projeção do valor do investimento anual, com todas as ações, é da ordem de R$ 60 milhões.
“Objetivo não é multar, e sim garantir ordenamento seguro, fluidez e segurança no trânsito. Por isso, é importante a implantação e divulgação desses avanços em tecnologia, para que o cidadão conheça as facilidades de cada ação e seus desdobramentos”, frisa Horácio Mello.
Na prática, a Central Digital de Controle do Trânsito envolve um pacote com 12 ações prioritárias. Dentre elas, um sistema de monitoramento das vias com rastreamento de veículos furtados, velocidade média, fiscalização eletrônica, e contagem por tipo de carros.
“É determinação do prefeito Rogério Cruz transformar Goiânia em uma cidade inteligente. E a tecnologia aplicada em mobilidade é uma ferramenta importante, moderna e fundamental para alcançarmos resultados mais efetivos, que vão garantir fluidez e segurança no trânsito”, explica o titular da SMM.
Horácio Mello ressalta que esse tipo de monitoramento permite a tomada de decisões e implementação de ações mais assertivas para solucionar as demandas relacionadas ao trânsito e à mobilidade na capital. E adianta que algumas das ações citadas já estão em fase de licitação, enquanto outras serão lançadas nos próximos meses.
Entre as melhorias a serem implantadas, destaca-se a modernização do sistema semafórico de Goiânia, com o afinamento automático da sincronização (onda verde) nos sinais, e solução de problema histórico, as “quedas” dos sinaleiros por falta de energia (instalação de Nobreaks).
“Teremos uma manutenção mais rápida, com um software de controle a distância que mostra exatamente onde está o problema. Assim será possível fazer uma intervenção cirúrgica no semáforo com a falha”, exemplifica o secretário.
Ainda de acordo com Horácio, as tecnologias são complementares, por isso, o sistema é construído em etapas. “Neste ano, serão lançadas a digitalização da área azul, e o uso de drones para contagem de origem e destino e fiscalização”, anuncia.
“Todas essas melhorias integram o pacote de 12 ações prioritárias, algumas que se desdobram e que aliam tecnologia e mobilidade. Para 2023, projetamos a inteligência artificial nos semáforos, que é o avanço da onda verde”, assinala o titular da SMM.
Entenda as principais melhorias com a mobilidade inteligente
Videomonitoramento
Serão 180 câmeras 360° com conexão on-line, gravação 24h, alta resolução, imagens ao vivo com reconhecimento facial, contagem de veículos, nível de serviço de via, rastreamento de veículos, registro de acidentes e avanço de sinal.
Semáforos inteligentes
Serão 80 semáforos com inteligência artificial, resolução instantânea de conflitos, gestão de prioridades. Malhas de segurança, controle de fluxo, contador de veículos, sensor de movimentos e banco de dados.
Mapeamento por drone
Dados para planejamento, projeções sobre alterações viárias, registro de origem e destino veicular, cálculo da velocidade média das vias, relatórios sobre manchas de calor, dimensionamento dos congestionamentos e suas causas
Monitoramento semafórico
Alerta automático de interrupção ou defeito, afinamento automático da sincronização (onda verde), operação com uso de NoBreak nos principais pontos
Mobilidade digital
Área azul digital, controle de transporte Super App, bicicletas compartilhadas, Central de Controle Operacional, Pesquisa OD eletrônica, Escola de Trânsito e rede semáforos inteligentes