Após forte temporal, duas mulheres morrem e 150 famílias ficam desalojadas no RJ
Marta Delmondes
Publicado em 23 de dezembro de 2020 às 14:10 | Atualizado há 4 anos
Um forte temporal deixou duas mulheres mortas em Xerém, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, nesta terça-feira (22). As vítimas, de 16 e 58 anos, segundo testemunas são da mesma família e, não resistiram aos ferimentos após terem sido arrastadas pela força da água.
A Defesa Civil informou que uma delas chegou a ser levada para o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Jardim Primavera, mas morreu na unidade. Para o Bom Dia Rio, prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, afirmou que a prefeitura vai auxiliar no custo do funeral.
O prefeito ainda informou que mais de mil funcionários da prefeitura estão nas ruas para auxiliar as cerca de 150 famílias que ficaram desalojadas. Ele prometeu dar assistência para toda a população que ficou sem um lar.
Forte temporal deixa diversos bairros do município debaixo d’água
A chuva em Xerém atingiu em 24h a metade do que era esperado para o mês inteiro. O temporal deixou bairros como Carreteiro e Vila Santo Antônio debaixo d’água e causou o desabamento de três casas no município. A força da água ainda conseguiu arrastar três veículos que estavam na rua.
Segundo a Defesa Civil, sirenes de alerta foram acionadas em diferentes regiões no inicio do temporal e que já está sendo feito um levantamento de estragos e áreas de riscos.
Conforme Washington Reis, até o natal a prefeitura já terá reestabelecido tudo para que as famílias possam passar o feriado com tudo em ordem. “Primeiro nós vamos avaliar com a Defesa Civil as casas condenadas. Através do Aluguel Social e do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ vamos realocar essas famílias, mas o mais importante é restabelecer a vida. Hoje estamos com um aparato, vamos trabalhar de madrugada de novo e vamos passar o Natal com tudo em ordem”, declarou o prefeito.
Apesar dos estragos causados pelo temporal, o prefeito garantiu que o município tem uma boa infraestrutura. “Nós temos uma grande infraestrutura, nós construímos de galerias. Foi uma chuva de grandes proporções e, logo após a chuva, escoou toda a água. Agora o processo é mais de limpeza e de recuperação de algumas partes destruídas, mas nada que tenha um custeio muito grande”, disse Washington Reis.