Um colecionador, atirador e caçador (CAC) foi preso nesta quarta-feira, 9, em Valaraíso de Goiás, e teve seu certificado de registros cancelados por perda de honestidade. O irmão dele também teve o certificado cancelado, mas não chegou a ser preso. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas casas dos CACs, nos quais quatro armas de fogo, um simulacro de arma de fogo e diversas munições foram recolhidos.
A autoridade policial tomou conhecimento do fato quando por meio de comunicados oficiais do Comando do Exército Brasileiro, que afirmava que dois irmãos, instrutores e despachantes de armamentos bélicos,estavam em liberdade provisória devido a uma ação penal por porte ilegal de arma de fogo, e com isso tiveram registros e autorização de posse cassados, entretanto, não entregaram as 12 armas de fogo que estavam registradas em seus nomes.
De acordo com a Polícia Civil, os investigados possuíam mais de dez ocorrências policiais, com vários tipos de crimes vinculados. A equipe da BPCÃES-DF auxiliou nas buscas com o uso de cães farejadores para obter mais êxito.
Na casa de um dos investigados, foi encontrado um rifle com várias munições, fato que resultou na prisão em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso permitido. Já o outro indiciado apresentou espontaneamente três pistolas e várias outras munições, além disso, afirmou que os demais armamentos teriam sido apreendidos durante outra investigação, fato este que está sob apuração.