Home / Cidades

CIDADES

Bad Vibes: Operação contra exploração sexual infantil acontece em 12 estados

Cinco prisões foram feitas, e 36 buscas e apreensões foram realizadas

Foto: Divulgação / PCDF Foto: Divulgação / PCDF

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), junto com as Polícias Civis de 12 estados, iniciou nesta terça-feira, 10, a Operação Bad Vibes. Cinco prisões foram feitas, e 36 buscas e apreensões foram realizadas contra pessoas suspeitas de explorarem crianças e adolescentes.

A operação ocorreu em diferentes estados do Brasil, como Espírito Santo, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Ceará, Bahia, Pará, Paraná, Rondônia, Piauí, Rio Grande do Sul e Sergipe. As ações foram coordenadas pelo Laboratório de Operações Cibernéticas da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), que faz parte da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Os suspeitos utilizavam grupos no aplicativo Viber para comercializar e consumir conteúdos de abuso infantil. A ação ocorreu por meio de informações fornecidas pela agência da Homeland Security Investigations (HSI) da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília. A operação acontece na semana em que é celebrado o Dia das Crianças.

No Brasil, a punição para quem consome esse tipo de conteúdo varia de um a quatro anos de prisão, quem compartilha pode enfrentar penas de três a seis anos, já quem produz algum tipo de conteúdo relacionado aos crimes de exploração sexual pode ser condenado de quatro a oito anos de prisão.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias