Diversos bairros de Goiânia amanheceram, nesta segunda-feira, 2, novamente cobertos por fumaça. Segundo o Corpo de Bombeiros, um incêndio atingiu uma vegetação às margens da BR-153 no Jardim Botânico.
Na Avenida Jamel Cecílio, a situação foi alarmante, com motoristas sendo surpreendidos pela névoa e pelo forte odor de queimado no ar. Os bombeiros informaram que o fogo que atingiu o Jardim Botânico duro cerca de cinco dias, porém a situação está controlada. Ainda tem pequenos focos, mas há muita fumaça na região.
O estado de Goiás revela um aumento de 35,84% no numero de incêndio no mesmo mês do ano anterior. Até o momento, registraram 7.862 incêndios em 2024, dos quais 2.489 ocorrem apena em agosto. Os dados são do Corpo de bombeiros de Goiás.
Segundo o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, a fumaça que cobre parte da capital é causada por novos focos de incêndio da região metropolitana que aconteceram neste fim de semana. “São os focos de queimada que colocam aqui em volta. A circulação dos ventos acaba levando essa fumaça para o mais próximo aqui”, explicou o meteorologista.
As regiões mais afetadas pela fumaça, são as mais próximas da BR-153 e da Marginal Botafogo.