A onda de calor que se estabelece sobre o Brasil nesta última semana do inverno de 2023 está elevando muito as temperaturas em todas as regiões do País. Mais é possível que a temperatura registrada no dia 20 de setembro seja a mais alta até agora no município, para um dia de setembro. Várias capitais brasileiras registraram seus recordes de calor para o ano
A temperatura ficará acima das médias históricas em todas as regiões, com possibilidade de novos recordes. É preciso haver uma confirmação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O Brasil entrou em alerta para um período de calor fora do normal que atingirá grande parte do país nos próximos dias.
O Calor será tão extremo que será perigoso e oferecerá risco à saúde e à vida. Vale destacar que junho a setembro é a estação mais seca no Centro do Brasil, um fator que também contribui pata eventos de temperatura extrema.
A elevação dos termômetros tem relação direta com o El Niño que está mais rigoroso neste ano e com a Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns.