Broca de dentista se solta de aparelho e atinge pulmão de paciente
Samara Veiga
Publicado em 24 de agosto de 2021 às 19:14 | Atualizado há 4 anos
Durante a extração de um dente, a broca se soltou do aparelho odontológico e a paciente, 55 anos, acabou engolindo o objeto que atingiu o pulmão. O acidente aconteceu no dia 26 de julho, no município de Lajes, Rio Grande do Norte.
A vítima, Iolanda Mariano de Melo Simplício ainda está com o objeto alojado no pulmão e seu filho relatou que ela sente muitas dores e já perdeu cerca de 10 quilos desde o ocorrido.
“A Secretaria Municipal de Saúde nos deu assistência para a realização dos exames. A gente foi para Natal inúmeras vezes com ela para fazer tomografia, raio-x, hemograma, risco cirúrgico, mas até agora nada. Já são quase 29 dias e praticamente não temos resposta. A gente quer uma solução, porque é um corpo estranho que está dentro do pulmão dela”, disse Rohnhalyson Mariano.
A prefeitura de Lajes, informou que a cirurgia chegou a ser agendada para o dia 11 de agosto, no entanto, um equipamento quebrou, e a operação não aconteceu. Ainda afirma estar se organizando, analisando orçamentos para oferecer a cirurgia de forma particular.
A secretaria municipal de saúde, alega que o dentista responsável foi afastado de suas funções e não retornará a trabalhar no município.
Riscos
Conforme informações do G1, Laércio Melo, professor do Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, afirma que essa situação pode ocorrer em consultórios odontológicos.
“A principal causa é a não adaptação entre a caneta de alta rotação, que é o motor que o cirurgião dentista utiliza na realização de procedimentos odontológicos, com a broca. A partir dessa não adaptação, é possível o paciente acidentalmente broncoaspirar esse instrumento”, relatou.
Melo conta que há medidas preventivas para impedir que o acidente aconteça: “A primeira delas é sempre o profissional verificar essa real adaptação entre a broca e a caneta, e a segunda é utilizar um lençol de borracha separando essa área que está sendo tratada com a região de orofaringe”, concluiu.
Leia também:
- Globo reúne vilãs icônicas em celebração dos 60 anos da emissora
- Presídio em Maceió adaptou sala de diretor para atender Collor
- Cardeais vão decidir data do conclave que Francisco transformou em desafio
- Sobe para 11 número de mortos em atropelamento em festival no Canadá
- Fifa anuncia jogo beneficente com lendas do futebol em homenagem ao papa Francisco