Os goianienses levaram um susto no início da tarde desta quinta-feira, 24. Isso porque o tempo mudou de uma hora para outra e o céu aberto logo foi tomado por nuvens e uma forte ventania, acompanhada de chuva.
De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), na região Noroeste as rajadas de vento chegaram a 85km/h, a região norte, 36km/h, e na região leste, ventos de 45km/h.
A última chuva havia sido registrada no domingo, 20, porém não havia uma previsão de chuva expressiva para esta semana.
De acordo com o gerente do Cimehgo, André Amorim, há um fluxo de umidade da região Norte do país para a região Centro-Sul do Tocantins que acabou entrando em Goiás.
"Mas hoje, a circulação dos ventos começou a trazer essa umidade que estava indo para o Tocantins, mais para dentro de Goiás. E essa umidade, em contato com o calor, favoreceu para as pancadas de chuva isoladas", disse.
Ainda segundo André, choveu 4 mm na região do aeródromo e 3,6 mm no Setor Perim. "No restante da cidade ainda não há essa situação. Além disso, foi uma chuva foi bem localizada", afirmou.
Já para a próxima semana, André afirma que existe uma previsão mais robusta para a questão das chuvas, portanto, chegou a hora de tirar o guarda-chuva do armário para não ser pego de surpresa.
Onda de calor
O fim de semana promete ser quente em todas as regiões do estado. Em Porangatu, a máxima pode chegar aos incríveis 41 nesta sexta-feira, 25. Em Jataí, na região Sudoeste, os termômetros podem marcar 36º, já em Anápolis, cidade com clima mais ameno, o calor chega com força: 32º. Não há previsão de chuva.
Em Goiânia, mínima de 19º e máxima de 35º, também sem previsão de chuva. A recomendação é muita hidratação e evitar se expor ao sol nos horários mais quentes do dia.