O Governo do Estado recebeu, em Goiânia, na última quinta-feira, 15, uma comitiva de deputados federais que integram a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara Federal. “Por enfrentar facções criminosas e todas as outras organizações de assalto a cargas, ao setor rural, a bancos e de narcotráfico, hoje nós chegamos num ponto de excelência em segurança pública”, afirmou o governador Ronaldo Caiado.
A passagem pela capital teve como objetivo conferir instalações, além de procedimentos de alto risco e complexidade executados pela Polícia Militar de Goiás (PMGO). Os representantes da Câmara Federal, deputados Sargento Gonçalves (RN), Sílvia Waiãpi (AP), Capitão Alden Silva (BA) e Ismael Alexandrino (GO) acompanharam demonstrações das habilidades e técnicas empregadas pelos policiais militares especializados do Comandos de Operações de Cerrado (COC) e de Missões Especiais (CME).
“Parabenizar o trabalho das polícias de Goiás e do governador Ronaldo Caiado, é muito importante ver que o investimento na segurança pública traz resultado, que tem reduzido as ocorrências, principalmente no campo”, disse o deputado Sargento Gonçalves, que ressaltou ainda querer levar os procedimentos implantados em Goiás para o Rio Grande do Norte, estado que representa. A deputada Sílvia Waiãpi, do Amapá, agradeceu a receptividade das forças de segurança goianas.
Os números convergem atenção para o Estado e mostram os efeitos da política de segurança pública goiana. Com redução em todos os índices de criminalidade, Goiás apresentou queda de 90,2% de ocorrências de roubo de carga e zerou o roubo a agências bancárias entre 2018 e o primeiro trimestre de 2023.
Profissionalização
A especialização da polícia para combater crimes rurais também foi efetiva, ao reduzir em 12,1% os roubos a propriedades. “Aqui em Goiás nós cumprimos a regra. Temos um sistema aqui que pode ser copiado sem dúvida nenhuma pelo Brasil, com total parceria com a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e o também do Ministério Público”, afirmou Caiado. “Nós conseguimos isso também pela profissionalização e a competência do efetivo policial”, acrescentou.
Os deputados federais, acompanhados pelo secretário de Segurança Pública, Renato Brum, conferiram áreas estratégicas como a atuação dos batalhões Rural, Ambiental e de Divisas. Além da atuação do Choque, Regimento de Cavalaria, Batalhão de Policiamento com Cães, Grupamento de Radiopatrulha Aérea, Batalhão de Operações Especiais e Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos.