Home / Cidades

Segurança

Comissão da Câmara Federal vem a Goiás entender como Caiado reduziu criminalidade

Governo de Goiás apresenta resultados do combate ao crime organizado para Comissão da Câmara Federal. Deputados realizaram visita técnica no Estado

Imagem ilustrativa da imagem Comissão da Câmara Federal vem a Goiás entender como Caiado reduziu criminalidade

O Governo do Estado recebeu, em Goiânia, na última quinta-feira, 15, uma comitiva de deputados federais que integram a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara Federal. “Por enfrentar facções criminosas e todas as outras organizações de assalto a cargas, ao setor rural, a bancos e de narcotráfico, hoje nós chegamos num ponto de excelência em segurança pública”, afirmou o governador Ronaldo Caiado.

A passagem pela capital teve como objetivo conferir instalações, além de procedimentos de alto risco e complexidade executados pela Polícia Militar de Goiás (PMGO). Os representantes da Câmara Federal, deputados Sargento Gonçalves (RN), Sílvia Waiãpi (AP), Capitão Alden Silva (BA) e Ismael Alexandrino (GO) acompanharam demonstrações das habilidades e técnicas empregadas pelos policiais militares especializados do Comandos de Operações de Cerrado (COC) e de Missões Especiais (CME).

“Parabenizar o trabalho das polícias de Goiás e do governador Ronaldo Caiado, é muito importante ver que o investimento na segurança pública traz resultado, que tem reduzido as ocorrências, principalmente no campo”, disse o deputado Sargento Gonçalves, que ressaltou ainda querer levar os procedimentos implantados em Goiás para o Rio Grande do Norte, estado que representa. A deputada Sílvia Waiãpi, do Amapá, agradeceu a receptividade das forças de segurança goianas.

Os números convergem atenção para o Estado e mostram os efeitos da política de segurança pública goiana. Com redução em todos os índices de criminalidade, Goiás apresentou queda de 90,2% de ocorrências de roubo de carga e zerou o roubo a agências bancárias entre 2018 e o primeiro trimestre de 2023.

Profissionalização

A especialização da polícia para combater crimes rurais também foi efetiva, ao reduzir em 12,1% os roubos a propriedades. “Aqui em Goiás nós cumprimos a regra. Temos um sistema aqui que pode ser copiado sem dúvida nenhuma pelo Brasil, com total parceria com a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e o também do Ministério Público”, afirmou Caiado. “Nós conseguimos isso também pela profissionalização e a competência do efetivo policial”, acrescentou.

Os deputados federais, acompanhados pelo secretário de Segurança Pública, Renato Brum, conferiram áreas estratégicas como a atuação dos batalhões Rural, Ambiental e de Divisas. Além da atuação do Choque, Regimento de Cavalaria, Batalhão de Policiamento com Cães, Grupamento de Radiopatrulha Aérea, Batalhão de Operações Especiais e Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias