Home / Cidades

Cidades

‘Festivais’ movimentam cidades goianas

Das iniciativas gastronômicos aos mais diferentes atrativos, Goiás abriga eventos ao longo dos 12 meses de cada ano

Itauçu sedia neste final de semana um evento gastronômico a mais em Goiás – Foto: Divulgação/Prefeitura de Itauçu Itauçu sedia neste final de semana um evento gastronômico a mais em Goiás – Foto: Divulgação/Prefeitura de Itauçu

Ao movimentar a economia, cultura e o turismo, com geração de empregos e aumentando as atividades de prestadores de serviços, Festivais e eventos semelhantes realizados em cidades goianas representam sucesso.

Sendo promovidos em sua maioria com entrada gratuita, têm participação popular local e de turistas.

Confira algumas opções.

‘Rota dos Salgados’

Cidade de bares e lanchonetes às margens da rodovia GO-070 – também no Centro –, Itauçu é considerada a Capital Goiana dos Salgados e dias 13 e 14 de outubro a Prefeitura realiza o 1º Festival Gastronômico na Rota dos Salgados, evento que terá dezenas de quiosques comercializando guloseimas, bebidas e atrações na praça da Prefeitura. A força gastronômica local resulta em boa renda para as famílias.

Nos cardápios, iguarias fritas, assadas, recheadas com carne bovina, aves, queijo, embutidos, legumes, no formato individual ou em tabuleiros cortados em fatias, quentinhos e salgadinhos. Empreendedores parceiros lançarão novos pratos e entidades oferecerão produção coletiva de pratos. Chefs convidados vão atuar e circular pelos espaços.

Cuidado com espinho

Entreposto que mais vende pequi no Brasil, a Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás) celebra o Dia Estadual do Pequi em 19 de outubro, das 8h às 13h, promovendo a terceira edição da Festa do Pequi. Nas tendas que serão instaladas ao lado do Mercado do Produtor, mais conhecido por Pedra 1, o fruto receberá atenção especial, inclusive novidades a respeito de suas seis variedades, três com espinhos e três sem espinhos nos caroços.

Terá a parte artística? Sim, com visita da Folia de Reis, da cidade de Jesúpolis, aos galpões do mercado, enquanto no palco, a Orquestra de Violeiros de Goiás abre a manhã de atrações. Mais: apresentação da Associação dos Catireiros, Foliões e Violeiros de Aparecida de Goiânia, do cantor Sérgio Bell. Para encerrar, show com a dupla sertaneja Nerildo e Nerivan.

Diversos ritmos musicais

Aparecida de Goiânia sediará dia 20 de outubro, na sede da Chácara Fernando Barra, o Festival Gyn Roots, unificando reggae, trap, entre outras variedades musicais, além da apresentação da banda de Maskavo, que chega aos 30 anos de atuação misturando reggae, pop e rock.

Com a característica de promover a diversidade cultural e musical, o evento traz no convite um incentivo: ‘Junte-se a nós para celebrar a simplicidade e a sabedoria das tradições passadas, enquanto mergulhamos em discussões, performances e experiências que nos reconectam com o passado e nos inspiram no presente’.

Pirenópolis

Pratos típicos do cerrado brilham e brilharão em Pirenópolis, com a realização da 14ª edição do Festival Gastronômico de Pirenópolis, que teve início dia 28 de setembro e se estende até 28 de outubro. De 20 a 22, será montada no Largo da Matriz uma arena gastronômica para momentos de farta degustação, venda de produtos, serviços e atrações musicais, com Grace Carvalho, Heróis de Botequim e a banda Liga Joe soltando a voz.

O tema 2023 é Original do Cerrado, atraindo participação de mais de 40 estabelecimentos, com pratos e menus especiais.

Reforçando que o evento “‘abraça’ toda a cidade”, o organizador Hugo Chaguinha, dono do Buteko do Chaguinha, estimula: “Está muito e, temos cafés, risotos, panelinhas, galinha caipira, muitos sabores, aromas indescritíveis. Da mesma forma, parceiros com cachaças e vinícolas. Valorizamos o regional”.

Águas quentes

Em novembro, Caldas Novas terá um dos maiores eventos de música do Brasil, o Caldas Country Festival.

Com atrações mescladas e de peso, se realizará nos quatro primeiros dias do mês.

No Norte

Uruaçu, que no último final de semana sediou etapa do Campeonato Goiano de Motorcross/2023, tem, de forma permanente, às margens do lago Serra a Mesa, distante apenas sete quilômetros do Centro, diferentes estabelecimentos do segmento comes e bebes, além de clube e espaços para repousos particulares, em meio a natureza esplêndida.

Nos planos do prefeito Valmir Pedro (PSDB) e do secretário municipal de Turismo e Cultura, Eduardo Jaguar, a realização do maior Réveillon da história nortense, na avenida Transbrasiliana, reduto de outros recentes grandes acontecimentos idealizados pela gestão atual, como o Arraiá da Solidariedade e a Temporada de Férias, com shows locais, estaduais e nacionais.

Diálogos também convergem para a possível prática de uma Feira Literária, prestigiando escritores da terra, que tem a possibilidade de arregimentar parceria da Academia de Letras e Artes local (passando por reformulação e futura presidência de Edson Arantes Junior [Professor Edson]) e de se entrelaçar com um Festival Gastronômico. A gastronomia uruaçuense é uma das maiores de Goiás.

Outra novidade cultural fica por conta do Memorial Serra da Mesa, também às margens do lago e complexo construído inspirado no Memorial do Cerrado, fincado na capital. A Prefeitura retomou o espaço, conseguiu um montante e precisa de mais verbas a serem aplicadas em reforma e melhorias. Visitantes de todas as esferas passam pelo Memorial, existente para salvaguardar a história da região impactada pela construção do lago, sob educação ambiental e incentivo à pesquisa.

‘Rodeio’ resgatado

Dias 14, 15 e 16 de setembro, Goianésia foi palco da primeira edição do Goianésia Rodeio Festival, que contou com diversas atrações musicais, valorizando o Rodeio, presente na cultura da cidade do Vale do São Patrício.

Rolou competição em quatro modalidades diferentes: rodeio em touros, rodeio em cavalos (cutiano), prova dos três tambores e prova de laço de bezerro.

E, claro, bastante sonoridade musical.

Niquelândia

Maior Município goiano, Niquelândia foi sede do 3º Festival Gastronômico Josephina’s- Comida de Tradição, entre 7 a 9 de setembro, em junção do melhor da culinária regional e apoio através do Programa Goyazes, mecanismo de fomento gerenciado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), além de outros parceiros..

Sob a responsabilidade da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (Acin), o cardápio do evento ‘passeia pela autenticidade culinária local, com sabores que vão desde as rapaduras de colher, a tapioca, até o frescor do Eldorado com baru e calda de manga. Cada prato tem uma história peculiar, como os Quebradores Josephinas, os Combinadinhos da Serra da Mesa, os docinhos gourmet do cerrado e o encanto dos picolés, e a tradicional Paçoca de Senzala’, atesta a organização, que igualmente providenciou apresentações artísticas.

Na capital

Celeiro de muitos eventos, Goiânia tem eventos frequentes e, de 3 a 8 de outubro, se realizou a 22ª edição do Goiânia Mostra Curtas, Festival que retomou a tradicional exibição de curtas-metragens com programação composta por 77 filmes, mais atividades formativas sobre o mercado audiovisual. Depois da pandemia, ela retornou presencialmente pela primeira vez este ano.

Antes, entre 15 e 17 de setembro, aconteceu a versão 22 do Festival Vaca Amarela 2023. Um elenco de mais de 50 atrações, no sede do Centro Cultural Martim Cererê. Gêneros musicais de sobra: rock, MPB, rap, pop e trap e, shows adrenalizantes.

No período 8 a 17 de setembro, 15 apresentações teatrais, divididas em sete regionais, cinco nacionais e três internacionais com artistas oriundos do Paraná, Rio de Janeiro, de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Portugal e da Argentina, resultou na realização do Festival de Teatro Ocupa Novo Ato (Festona).

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias