Goiânia recebe no dia 15 de setembro o Terminal Hailé Pinheiro, o último terminal a ser entregue da operação do BRT Norte-Sul. A operação iniciará para a população no dia seguinte, 16. Ao final da implantação do BRT Norte-Sul serão 121 linhas ao todo conectadas, que contará com uma frota média de 62 veículos equipados com ar-condicionado e portas dos dois lados. A extensão total do corredor é de 29,6 km, considerando do Terminal Veiga Jardim até o Terminal Recanto do Bosque, com parada em sete terminais e 36 estações. Os ônibus devem desenvolver uma velocidade média entre 22 e 26 km/h, que deve impactar em um ganho de tempo de viagem esperado de até 40%.
A implantação do BRT Norte-Sul oferecerá uma ampla possibilidade de deslocamentos na região metropolitana de Goiânia, podendo atender, direta e indiretamente, quase a metade da população da conurbação de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Do ponto de vista da mobilidade, o BRT Norte-Sul permitirá estruturar novos locais de integração com outras linhas de transporte, inclusive alimentadoras, como troncais de outros eixos viários, contribuindo para a difusão da demanda, a acessibilidade em Goiânia e os municípios do seu entorno. Ou seja, uma excelente cobertura do território proporcionada pelas integrações do BRT Norte-Sul com outras linhas de Eixo da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC).
O modelo operacional do corredor Norte-Sul possui o conceito tronco-alimentado da RMTC, com a manutenção das integrações nos terminais dispostos ao longo do seu traçado. O corredor iniciará no Terminal Veiga Jardim, passando pelos Terminais Cruzeiro, Correios, Isidória, Paulo Garcia e Hailé Pinheiro, até o Recanto do Bosque. O BRT Norte Sul será atendido diretamente por seis linhas radiais. Destas, duas atenderão o tramo Norte e, quatro, o tramo Sul. Entre estas, as linhas semiexpressas atenderão o Tramo Sul do BRT Norte-Sul, proporcionando a oportunidade de viagens mais rápidas com uma velocidade estimada da ordem de 26 km/hora, contra 22 km/h da linha paradora. Assim, a viagem entre o Terminal Veiga Jardim e o Terminal Paulo Garcia será 8 minutos mais rápida pela linha expressa NS2 em relação à linha NS1. As linhas semiexpressas e a linha NS5 operarão com embarque apenas no sentido de maior fluxo de usuários, com retorno reservado (sem paradas) no sentido de contrafluxo, de modo a permitir um melhor aproveitamento da frota.
Diante da robustez do corredor, a frequência do serviço será alta, com rapidez e eficiência: Terminal Veiga Jardim, com saída a cada três minutos; Terminal Cruzeiro, também a cada 3 minutos; Terminal Isidória, a mesma frequência; Terminal Paulo Garcia, a cada 4 minutos; Terminal Perimetral, a cada 4 minutos; Terminal Recanto do Bosque, a cada 5 minutos; e, Parque Atheneu, a cada 10 minutos. Em resumo: quanto maior o fluxo de pessoas no trecho, mais frequente o atendimento. O Sistema de Informação presente nos terminais, estações e frota do BRT Norte-Sul vai facilitar a realização das viagens, com informações estáticas e dinâmicas, placas e painéis de informação e sinalização, sonorização, displays eletrônicos, tudo apoiado pelo aplicativo SimRMTC para auxiliar no planejamento das viagens.
O terminal
O terminal Hailé Pinheiro conta com duas plataformas de embarque e desembarque que vão atender, além do BRT, outras 12 linhas que atendem diversos bairros da região. O novo terminal também vai ampliar seis linhas e criar dois novos destinos e três linhas serão encurtadas, ou seja, terão uma rota menor diante do funcionamento desta plataforma. Ainda compõem o local modernos totens eletrônicos com o horário em tempo real das viagens, sonorização com informações e orientações aos usuários, informações e sinalizações estáticas, máquinas para autoatendimento Sitpass, banheiros, bilheteria, uma sala para Polícia Militar e outra para a CMTC, paisagismos e bancos no modelo art decó. O terminal terá os aparatos de acessibilidade, área de apoio e refeitório para os profissionais que trabalham no transporte público coletivo. Contará com 44 câmeras de segurança (CFTV) conectadas a Central de Controle Operacional – CCO, do RedeMob Consórcio, e ao Centro Integrado de Comando e Controle – CICC, da Secretaria de Segurança Pública do Estado e a Central de Monitoramento do município de Goiânia.
Na entrada do novo terminal, um painel de led, vai informar as linhas atendidas no novo terminal e os horários em tempo real das partidas dos ônibus, como funciona hoje nos principais aeroportos do país. A expectativa inicial é que o Termina Hailé Pinheiro receba um fluxo médio de 5 mil pessoas por dia e registre uma média de 280 viagens diárias.
Linhas e alterações
Além da linha do BRT Norte-Sul, serão 12 linhas integradas no novo Terminal. Destas, 1 linha será de passagem, 4 linhas foram estendidas, 3 novas foram criadas e 4 tiveram seu itinerário seccionado no Terminal Hailé Pinheiro.
Linhas estendidas:
132 T. Hailé Pinheiro / PC Campus / Itanhanga
343 T. Hailé Pinheiro / PC Campus / Orlando De Morais
721 T. Hailé Pinheiro / Nossa Morada / Shangri-La
722 T. Hailé Pinheiro / Shangri-La / Nossa Morada
Novas linhas
288 T. Hailé Pinheiro / Vale dos Sonhos
315 T. Hailé Pinheiro / T. Dergo
413 T. Hailé Pinheiro / Centro
Linhas seccionadas
050 T. Hailé Pinheiro / Nova Veneza
174 T. Hailé Pinheiro / T. Praça A / Progresso / Sevene
270 T. Hailé Pinheiro / UFG / Itatiaia
287 T. Hailé Pinheiro / Santo Antônio De Goiás
Mantidas sem alterações (de passagem)
013 T. Rec. do Bosque / T. Paulo Garcia / Centro
037 T. Pe. Pelágio / Praça Do Violeiro / T. Hailé Pinheiro