A Polícia Civil realizou uma operação na terça-feira (20) para combater o golpe conhecido como "bença tia". Quatro mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva foram cumpridos. A investigação teve início após denúncias de golpes cibernéticos, nos quais quatro pessoas, incluindo um adolescente, se passavam por parentes das vítimas em redes sociais para solicitar dinheiro emprestado.
Os suspeitos usavam a estratégia de se passar por parentes das vítimas e, por meio de mensagens em redes sociais, solicitavam quantias em dinheiro. Diante das denúncias, a Polícia Civil representou pelos mandados judiciais e pela prisão preventiva de um dos envolvidos. Durante as buscas, foram apreendidos objetos eletrônicos que serão importantes para o avanço das investigações, que continuam em busca de identificar outras vítimas e envolvidos no esquema.
Os investigados responderão pelos crimes de estelionato (fraude eletrônica) e associação criminosa. As penas previstas para esses crimes, quando somadas, ultrapassam dez anos de reclusão.