Após denúncia de uma mãe, um homem de 31 anos com deficiência auditiva foi resgatado de cárcere privado, na casa da própria irmã e do cunhado, que não permitiam visitas. A Polícia Civil efetuou a prisão de um homem pelo crime de cárcere privado qualificado pelos maus tratos nesta terça-feira, 28, em Valparaíso. A vítima foi localizada em um quarto imundo, com alimentos vencidos e mofados, em total situação de vulnerabilidade mental.
O homem apresentava sinais de distúrbios mentais ao não querer se retirar de dentro do quarto em que estava, mesmo em meio a uma imensa quantidade de lixo e mau cheiro. Na delegacia, através de linguagem de sinais, ele chegou a pedir para retornar ao local. Apenas o cunhado dele estava no local das buscas e foi preso em flagrante. A irmã do rapaz se apresentou na sequência.
As versões dos investigados não condizem com a situação em que o homem foi resgatado, local em que estava imundo e em plena violação de sua dignidade humana, enquanto a casa de ambos estava limpa e organizada. Eles foram interrogados e disseram que a sujeira seria de responsabilidade única e exclusiva da vítima. O motivo da prisão foi a situação da presença da deficiência física e mental da vítima e sua vulnerabilidade em se defender e pedir socorro.