Um incêndio em um canavial da empresa Aguapeí Agroenergia, em São Simão(GO), a 360 Km de Goiânia, matou cinco trabalhadores e deixou dois feridos. O fogo ainda destruiu máquinas e equipamentos agrícolas. O caso aconteceu na última quinta-feira, 19.
Os trabalhadores que faziam a colheita, foram cercados pelo fogo que iniciou por volta das 15h, e por conta do vento forte e calor, 34°C, acabou se espalhando muito rápido. O incêndio queimou aproximadamente 400 hectares.
O Grupo STA que prestava serviço no local, usou caminhões-pipas para tentar apagar o fogo, mas o incêndio consumiu a palhada de cana e maquinários usados na colheita, como caminhões, ônibus, tratores e colhedeiras.
O caso será investigado pela Polícia Civil que não descarta a possibilidade de incêndio criminoso, explica o Delegado Márcio Henrique Marques de Souza.
Em nota, o Grupo STA disse que irá colaborar com as investigações para esclarecer as causas do incêndio, e em respeito ao luto dos familiares dos trabalhadores mortos, a empresa irá suspender as atividades por dois dias.
A Aguapeí Agroenergia, lamentou as mortes, e disse que prestará todo apoio aos familiares dos mortos e feridos, "Essa é a prioridade no momento" disse.
As vítimas do incêndio são:
José Ilton Francisco Luiz, 45 anos, trabalhava como motorista e morava na cidade de Santa Helena de Goiás;
Aldo Batista da Silva, 31 anos;
José Cícero da silva, 49 anos;
Arlindo Beto Rodrigues Sobrinho, 46 anos;
Marcos de Lima Souza, 36 anos, foi resgatado com vida, foi levado a uma unidade de saúde, teve mais de 90% do corpo queimado mas não resistiu aos ferimentos, e morreu na manhã seguinte,(20).
Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal de Quirinópolis(GO), e estão sendo submetidos a testes de DNA para reconhecimento e liberação aos familiares. Até a tarde de sexta-feira,20, dois corpos foram liberados.
Outros funcionários foram resgatados com vida, tiveram alguns ferimentos, foram atendidos pelos Bombeiros, medicados e liberados, segundo a PM.