Home / Cidades

CIDADES

Inverno pra valer: Goiás entra em estado de atenção devido ao clima seco

Clima seco e grande aplitude térmica reforçam cuidados com a saúde, já que seca chega com mais força

Fernando Keller Fernando Keller

O inverno chegou no Hemisfério Sul e, em cada região ele apresenta climas diferentes. Em Goiás, o inverno é conhecido pelas temperaturas amenas e clima seco, o que vem a se repetir este ano. As madrugadas estão com aquele vento típico da época, até vale um agasalho. Já durante o dia, as temperaturas sobem e beiram os 30º.

Como há a possibilidade de um Super El Niño para este ano, as temperaturas não devem cair tanto como nos anos anteriores, e a seca pode ser mais severa no estado.

De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, o inverno no cerrado tem um posicionamento climatologicamente conhecido como seca.

"Apesar de termos adentrado na questão do El Niño, a atmosfera responde a uma característica um pouco mais fria, com as manhãs com temperaturas mais baixas, pelo fato de a natureza entender que estamos em neutralidade", afirma.

Segundo André, é a partir de julho que as temperaturas irão subir, que se estendem a agosto e setembro. "Principalmente nestes dois últimos meses, quando haverá a tendência das temperaturas acima da média. E aí sim, veremos a performance so El Niño", completa.

Alerta de ar seco

Conforme André, não há previsão de chuva para os próximos 15 dias, portanto os goianos terão que conviver com a seca, que está em estado de atenção, devido à baixa umidade relativa do ar, que está em torno dos 25%, sendo que o ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é de 60%.

"Essa baixa umidade relativa força uma vegetação a ficar mais seca, o que aumenta o risco de incêndios. Então as pessoas têm que ficar atentas e evitar ao máximo a questão das queimadas, para que não haja poluição no ar, que pode causar problemas de saúde", afirma.

Com o clima desértico, a previsão para chuva é ainda uma miragem. O Cimehgo aponta que o início do período chuvoso deva começar apenas em outubro, portanto até lá é recomendado muito cuidado com hidratação e exposição ao sol.

Previsão do tempo

A previsão para terça-feira é de tempo estável, e predomínio de sol em todas as regiões de Goiás. A cidades com manhãs mais frias são Jataí e Rio Verde, com mínimas de 11º e máximas de 28º e 29º, respectivamente. Na região central, a capital registra mínima de 14º e máxima de 29º. Já Anápolis, como de costume, terá um dia mais fresco, com mínima de 13º e máxima de 26º. No norte do estado. Porangatu amanhece com 18º e a máxima chega a 33º. Atenção para a grande amplitude térmica em Itumbiara, com mínima de 12ª e máxima de 29º.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias