Um homem foi preso na sexta-feira, 18, suspeito de ser o mentor de golpes envolvendo gado em Goiás. Segundo a Delegacia Estadual Repressão a Crimes Rurais (DERCR), dois produtores rurais da região de Alvorada do Norte foram vítimas e o prejuízo é de mais de R$ 100 mil.
"A Especializada descobriu, por meio de investigação, que o gado objeto do golpe era destinado ao estado da Bahia, acobertado de documentação falsa, em trânsito no período noturno", afirma a polícia.
De acordo com a corporação, parte do gado foi localizado e apreendido em Serrolândia. Na primeira fase da operação, Reinan Araujo dos Santos fora preso. Nesta segunda fase, José Altair Carneiro Ornelas foi preso.
Conforme a investigação, Reinan comprava gado de produtores rurais e pagava com cheque de terceiro. Antes que o prazo do negócio se concretizasse, ele alegava para o emissor do cheque que havia perdido a cártula e a folha de cheque era reaproveitada noutro negócio.
Durante buscas na residência do suspeito, foram encontradas armas de fogo e nas propriedades rurais vinculadas a ele, ocorreu verificação do rebanho, inconsistente com os dados informados pelo investigado para a Agrodefesa.