O município mineiro de Araçuaí, localizado na região do Vale do Jequitinhonha, alcançou a maior temperatura da história do Brasil. O fato foi registrado no último domingo, 19 de novembro, quando os termômetros da cidade alcançaram 44,8Cº, superando a marca de 44,7Cº que antes pertencia a Bom Jesus, no Piauí.
A cidade em tela é conhecida pelas altas temperaturas, o monitoramento dos registros do clima local começou a ser realizado ainda em setembro de 1918. Desde então, o recorde nos termômetros do município era de 44,2Cº, registrado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em outubro de 2020.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
BRASIL
Cuidados essenciais para cuidar da saúde no calor
ENTRETENIMENTO
Taylor Swift cancela show no Rio devido ao forte calor
CIDADES
Desespero: Mãe quebra janela de ônibus após criança passar mal em meio a calor extremo
BRASIL
São Paulo pode ter recorde de calor nesta quinta; tempo muda a partir de sexta
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
A “conquista” do recorde prejudicou a economia local, pois a forte estiagem colocou em risco a produção agrícola e a sobrevivência de animais. De acordo com as informações do poder público local, a zona rural do município é abastecida por meio de carros pipa para amenizar a situação.
Vai melhorar:
O Inmet divulgou comunicado neste final de semana afirmando que a onda de calor que pairava sobre o Brasil, chegou ao fim. A partir da última segunda-feira, 20, uma frente fria avança pelo país, trazendo temperatura mais baixas.
☀️ #Ondadecalor: A oitava onda de calor que atuava pelo Brasil teve fim neste domingo (19)❗
— INMET (@inmet_) November 20, 2023
🌡️ O fenômeno estava em atuação desde o dia 8 de novembro e causou altas temperaturas pelo interior do País.
+👇 pic.twitter.com/rwfs2WTPcB