O Sindicato dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta (Sindireta-DF), está sendo alvo de constantes golpes, onde os criminosos se passam por advogados do sindicato e pedem dinheiro às vítimas para a liberação de valores dos precatórios, após a divulgação do Governo do Distrito Federal (GDF) antecipando os pagamentos de 300 milhões em precatórios, na última quinta-feira, 09, de fevereiro. Os precatórios são valores que são gerados pelo governo em processos judiciais onde o estado perde o direito de recorrer a esses valores.
Os golpistas estariam se passando de servidores que trabalhavam na parte do departamento jurídico do sindicato para entrar em contato com as vítimas por meio de mensagens bem convincentes por aplicativo de mensagem falando dos valores que as pessoas tinham a receber por meio da justiça.
Em entrevista ao jornal ao Metrópoles, o presidente do Sindireta-DF, Ibrahim Youssef, contou que os criminosos abordam servidores que, de fato, possuem ações ajuizadas na Justiça.
“Eles informam às vítimas que têm processo para sair, precatório para receber, mas que, para terem acesso ao dinheiro, tem que pagar uma determinada taxa. Infelizmente, alguns caem no golpe e transferem valores que seriam referentes a impostos e certidões. Alguns transferiram até mais de uma vez”, Diz Ibrahim.
As informações passadas pelo sindicato, aproximadamente mais de 60 servidores públicos já foram abordados pelo grupo nos últimos dias. Desses, nove caíram no golpe e transferiram quantias para os criminosos.